17 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
inclusão 23 de Novembro de 2012
Atividades estimulam inclusão

A “4.ª Semana Temática da Deficiência”, entre os dias 3 e 7, inclui diversas atividades, como um almoço em que os participantes estão com os olhos vendados.

A iniciativa começa com o lançamento do livro infantil “Na Quinta da Alegria”, sobre a história de Zacarias, um ganso diferente, dia 3, às 14h00, no Auditório Municipal Charlot.

O livro, feito pelo Grupo Concelhio para as Deficiências, do qual a Câmara Municipal de Setúbal é membro, instituição que organiza a semana temática, dá o mote, meia hora depois, no mesmo local, a uma peça de teatro para os alunos do ensino pré-escolar e básico, encenação dirigida por Pedro Condinho, do Externato Rumo ao Sucesso, ação integrada no Festival ExpressArte – XIII Encontro de Teatro e Dança, organizado pela APPACDM de Setúbal.

Mais tarde, às 15h30, é inaugurada a exposição “Olhares”, com trabalhos realizados por alunos no âmbito das ações de sensibilização na comunidade educativa durante o ano letivo 2011/12.

No dia 4, às 11h00, nas instalações do Externato Rumo ao Sucesso, realiza-se uma ação de sensibilização sobre primeiros socorros, iniciativa organizada em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Setúbal.

Um “Almoço às Escuras” realiza-se no dia seguinte, às 12h30, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. Com os olhos vendados logo à entrada, os participantes vivem e sentem as dificuldades de uma pessoa com deficiência visual, desde a leitura das ementas em braile à degustação das refeições.

Para participar nesta iniciativa é necessária inscrição, efetuada através da Divisão de Inclusão Social da Autarquia, pelo contacto telefónico 265 545 170.

Duas horas depois, no mesmo local, decorre uma ação de sensibilização sobre a deficiência visual.

No último dia do programa, a 7, às 14h30, na Casa da Cultura, é lançado o manual de apoio pós-diagnóstico “Para ir mais longe a pensar no seu filho, em si e em toda a família”, pela Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo – Setúbal.

A “4.ª Semana Temática da Deficiência” é organizada em parceira com a Escola de Hotelaria e Turismo e a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign