18 de Outubro de 2017
16º
max. 18º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
encontro 09 de Outubro de 2014
Autarquia ao lado dos professores

Meio milhar de pessoas marcou presença, no dia 8, à tarde, na cerimónia de receção à comunidade educativa, iniciativa em que a presidente da Câmara Municipal de Setúbal apontou críticas ao processo de colocação de professores ainda em curso.

“Os professores vivem dias muito difíceis, envolvidos numa confusão sem precedentes, na qual não têm qualquer responsabilidade”, afirmou Maria das Dores Meira no encontro realizado na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, instalada no reabilitado Quartel do 11.

A autarca realçou que está a acontecer de tudo um pouco no processo de colocação de docentes: “Professores não colocados que o deveriam ter sido, professores colocados e depois despejados, professores colocados e, depois de instalados, transferidos de novo ainda para mais longe.”

Na intervenção de boas-vindas aos professores e técnicos que trabalham nas escolas do concelho durante o ano letivo de 2014/2015, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal apontou críticas ao Governo e mostrou-se solidária com os profissionais de educação.

“Manifesto a total solidariedade com todos os professores vítimas da incapacidade e do experimentalismo que mexe inaceitavelmente com a vida de milhares de profissionais sérios e capazes, a base mais importante de todo o sistema educativo”, apontou.

A edil setubalense acrescentou que “tudo o que está a acontecer é fruto de políticas de austeridade cegas que continuam a penalizar arduamente os portugueses, em especial os funcionários públicos, erigidos em causa de todos os males e em alvos preferenciais de más políticas do Governo”.

Na cerimónia, na qual marcou presença com o vereador com o pelouro da Educação, Pedro Pina, assim como outros membros do Executivo municipal, Maria das Dores Meira salientou a importância da educação na estratégia municipal. “É uma prioridade de intervenção, porque é nela que está o futuro, o desenvolvimento e o progresso.”

A educação, “uma das grandes conquistas de Abril que importa reconhecer e recordar”, vincou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, constitui “um esforço conjunto para proporcionar às nossas crianças e jovens um crescimento saudável, em harmonia, conhecimento e bem-estar”.

Na habitual confraternização dos agentes e intervenientes na comunidade educativa estiveram ainda, entre outros, o delegado regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, o presidente da Assembleia Municipal de Setúbal e presidentes de juntas de freguesia.

A cerimónia contou ainda com um apontamento musical proporcionado pelo ensemble de percussão do Conservatório Regional de Setúbal.

O programa Receção à Comunidade Educativa 2014, dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal, inclui, até ao final do ano, um conjunto de atividades que visam dar a conhecer os recursos culturais, desportivos e naturais, bem como alguns dos equipamentos públicos disponíveis no território.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign