18 de Outubro de 2017
16º
max. 20º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
diplomacia 21 de Maio de 2013
Autarquia estreita laços na Baía

O incremento das relações culturais e económicas e a possibilidade de estabelecimento de geminação entre Setúbal e São Salvador da Baía foram temas abordados entre representantes de ambos os municípios durante a visita de uma comitiva sadina àquela cidade brasileira.

A delegação setubalense, liderada pela presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, realizou um conjunto de reuniões com a prefeitura local, a Associação Comercial da Baía, a Câmara de Comércio Portuguesa e a Irmandade da Devoção do Senhor do Bonfim.

Nos encontros, Maria das Dores Meira divulgou as potencialidades económicas e turísticas de Setúbal, além de lançar o convite à prefeitura de São Salvador da Baía para o estabelecimento de um protocolo de geminação entre os dois municípios, com base nos antepassados históricos e culturais.

Historicamente, a devoção ao Senhor do Bonfim em São Salvador da Baía tem origem num militar que, ao ser destacado para o Brasil, encomendou uma construção semelhante a uma ermida erigida em Setúbal, instalando-a naquele território brasileiro em 1745.

A enorme deslocação de fiéis à nova ermida levou à organização de uma irmandade dedicada ao Senhor do Bonfim e que construiu uma igreja própria no alto do Bonfim, em São Salvador, em 1754, sendo hoje um dos mais famosos santuários populares do Brasil.

A possibilidade de geminação entre os dois municípios, destinada a promover o intercâmbio cultural, religioso, turístico e económico, foi acolhida de forma muito positiva pelos interlocutores brasileiros, tendo o prefeito António Carlos Neto demonstrado, inclusivamente, o desejo de se deslocar a Setúbal em breve para sedimentar as bases do acordo.

Durante as reuniões realizadas, Maria das Dores Meira, na qualidade de vice-presidente do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, dirigiu o convite aos responsáveis brasileiros para apresentarem uma candidatura oficial da Baía de Todos os Santos ao restrito círculo internacional ao qual a enseada setubalense pertence.

Na deslocação ao Brasil, entre os dias 13 e 17, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal foi ainda homenageada pela Irmandade da Devoção do Senhor do Bonfim, que a nomeou como irmã-honorária, tendo ainda sido descerrada uma placa comemorativa da visita da delegação sadina no santuário do Senhor do Bonfim.

Técnicos da proteção integrados na comitiva portuguesa participaram também no Encontro Internacional Arquimemória 4, realizado em São Salvador da Baía, sendo um dos principais congressos mundiais dedicado à preservação do património edificado.

Os técnicos municipais sadinos fizeram uma apresentação sobre o papel da proteção civil na salvaguarda do Centro Histórico de Setúbal, onde se instalaram recentemente vários armários com material de intervenção, colunas informativas e de emergência e onde foi, inclusivamente, criada uma plataforma de aterragem de helicópteros.

A comitiva da Câmara Municipal de Setúbal, que contou com o apoio no Brasil do cônsul-geral de Portugal, José Manuel Lomba, realizou ainda visitas a vários locais de São Salvador da Baía, incluindo a Baía de Todos os Santos, uma das maiores do mundo.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign