17 de Dezembro de 2017
max. 15º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
higiene 18 de Novembro de 2011
Autarquia melhora recolha de lixo

A Câmara Municipal de Setúbal assegura as tarefas de recolha dos resíduos sólidos urbanos (RSU) depositados em contentores enterrados a partir de dia 28, dando continuidade ao objetivo de reassumir na totalidade os serviços de higiene urbana.

A recolha de RSU depositados nas oito dezenas de contentores em profundidade instalados em vários locais da cidade, realizada diariamente, em regime noturno, compreende um total de 43 pontos de recolha, com 28 molok e 14 blue bee, com cinco metros cúbicos, e 38 ilhas ecológicas, de três metros cúbicos.

A entrada em funcionamento de duas novas viaturas de recolha de grande capacidade, equipadas com uma caixa compactadora e um sistema de gruas, permitiu à Câmara Municipal de Setúbal reassumir esta tarefa urbana, com o intuito de garantir qualidade no serviço e reduzir os custos.

A recolha dos RSU depositados em equipamentos enterrados é complementada por circuitos de recolha de monos e de lavagem de contentores, o que, dada a especificidade do serviço, requer a utilização de uma viatura limpa-fossas.

No seguimento da implementação desta medida, a Câmara Municipal encontra-se a executar um plano de requalificação dos contentores, que consiste no tratamento do revestimento exterior e no reforço da lavagem.

A Autarquia tem ainda programado o reforço do número de estruturas enterradas, através da instalação de mais 25 equipamentos deste género, que, em relação aos contentores tradicionais, apresentam como vantagens uma maior capacidade de depósito, a redução da emissão de odores e uma menor ocupação da via pública.

A retoma da recolha de resíduos sólidos urbanos depositados em contentores enterrados é mais uma medida que dá continuidade ao objetivo da Câmara Municipal de Setúbal de reassumir na totalidade os serviços de higiene e limpeza urbana.

Essa estratégia resultou, nomeadamente, no reassumir das tarefas de varredura no Centro Histórico e de lavagem de contentores, na alteração do regime de recolha nas freguesias do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto do Guerra e na assumção da recolha nas zonas da Anunciada e Montalvão, e Monte Belo Norte, Azeda de Cima, Nova Azeda e Vale do Cobro, esta em outubro.

A melhoria da qualidade do serviço prestado à população e o aumento da eficiência na gestão do sistema municipal de RSU são objetivos da Autarquia, que está a introduzir melhorias de forma progressiva, numa ótica de adoção de soluções que permitam garantir flexibilidade, dinamismo e redução de custos na gestão municipal dos circuitos de recolha.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign