18 de Dezembro de 2017
13º
max. 13º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
trabalho 23 de Maio de 2013
Autarquia previne doença profissional

As medidas adotadas pela Câmara Municipal de Setúbal para a prevenção de doenças profissionais foram destacadas pela vereadora dos Recursos Humanos, Carla Guerreiro, na abertura do “I Seminário Segurança no Trabalho”, no dia 23 no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

“Nos últimos anos, foi grande o investimento da Autarquia na vigilância da saúde e na prevenção das doenças profissionais”, salientou a autarca, apontando a realização regular de rastreios, estudos técnicos, avaliações de risco e dos postos de trabalho e a dinamização de ações de formação e sensibilização.

A aquisição de equipamentos de proteção individual para os trabalhadores é outro dos investimentos destacados por Carla Guerreiro, na abertura do encontro, medida que visa “proteger os funcionários dos riscos associados ao desempenho” das várias funções e tarefas executadas no quotidiano.

“A prevenção é uma estratégia mais eficaz e menos onerosa do que o tratamento de doenças profissionais”, reforçou a vereadora, frisando que o investimento da Câmara Municipal nesta área visa “o bem-estar dos trabalhadores”, promovendo uma melhor “organização do trabalho e o aumento do desempenho individual”.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, cerca de 2,5 milhões de pessoas morrem todos os anos em consequência de acidentes de trabalho e doenças profissionais, “uma realidade inaceitável que apela ao empenho e envolvimento de todos, na medida que tem efeitos muitos graves na vida dos trabalhadores e das suas famílias”, frisou.

“Entendemos que a prevenção da saúde é uma obrigação legal e ética, pois as doenças profissionais têm reflexos penosos em todas as dimensões da vida”, destacou, adiantando que no Município setubalense, num universo de 1400 trabalhadores, existem 128 doenças profissionais participadas, das quais 69 já foram reconhecidas pelo Centro Nacional de Proteção contra os Riscos Profissionais”.

Em face deste cenário, “justifica-se a necessidade e obrigatoriedade de uso dos equipamentos de proteção individual e da adoção dos procedimentos corretos”, subinhou, adiantando que na Câmara Municipal “os resultados têm sido muito positivos, verificando-se uma mudança gradual de comportamentos e de cultura a este nível”.

A experiência da Câmara Municipal de Setúbal na prevenção de doenças profissionais foi abordada na intervenção do médico do trabalho na Autarquia sadina, Joaquim Judas, que sublinhou a necessidade de se realizar uma preparação específica para doenças profissionais durante o ensino da medicina.

Na apresentação, Joaquim Judas frisou, igualmente, a importância da realização e diagnósticos com a maior brevidade possível para a deteção mais célere de potenciais doenças profissionais, reforçando ainda a importância de elaborar historiais clínicos com o maior pormenor possível.

Na intervenção seguinte, Conceição Martins, técnica de segurança no trabalho da Câmara Municipal de Setúbal, explanou sobre as valências do Gabinete de Saúde Ocupacional da Autarquia sadina, adiantando algumas das atividades promovidas com vista à prevenção de doenças profissionais.

“É essencial criar uma mentalidade de prevenção nesta área e modificar hábitos e comportamentos dos trabalhadores, metas que temos vindo a alcançar com uma série de medidas implementadas no desenvolvimento das tarefas diárias da Autarquia”, ressaltou Conceição Martins. 

No período da manhã houve ainda intervenções de Sandra Santos, técnica superior da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), com o tema “Doenças profissionais – é fundamental prevenir”, e de Maria Odete Pereira, docente na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, com “Os riscos psicossociais do trabalho”.

Na parte da tarde, o seminário, organizado numa parceria Câmara Municipal, ACT e Instituto Politécnico de Setúbal, prossegue com mais cinco alocuções temáticas, associadas às relações laborais e às boas práticas de segurança nos locais de trabalho, com a sessão de encerramento a cargo da vereadora Carla Guerreiro.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign