21 de Outubro de 2017
16º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
bombeiros 21 de Fevereiro de 2014
Autarquia reforça capacidade da CBSS

A melhoria das capacidades operacionais da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal e o reforço do investimento municipal em matéria de proteção e segurança foram destacados, no dia 21, pela presidente da Autarquia nas comemorações dos 228 anos da instituição.

A modernização e ampliação do Centro Municipal de Operações de Socorro, a funcionar no quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal (CBSS), nomeadamente com a instalação de novos equipamentos de comunicação são algumas das principais novidades adiantadas por Maria das Dores Meira.

“A ligação desta central à rede SIRESP [Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal], de comunicação entre todos os agentes de segurança e proteção civil”, é uma das inovações asseguradas neste serviço, sublinhou a autarca na visita às renovadas instalações.

A disponibilização de 25 equipamentos de comunicação “dotados de tecnologia que permite a utilização em atmosferas explosivas” foi igualmente destacada pela edil setubalense, medida que materializa “uma considerável melhoria da segurança para os bombeiros que operam nestas circunstâncias específicas”.

A entrada de novos elementos da Cruz Vermelha para a equipa do Centro Municipal de Operações de Socorro, através de um protocolo a firmar em breve entre a Autarquia e aquele agente de proteção civil, foi também anunciada na cerimónia comemorativa dos 228 anos da CBSS.

“Esta modernização é, sem dúvida, um fator de enorme importância na melhoria das condições em que prestamos socorro às nossas populações, em especial porque, a partir de agora, temos mais agentes de proteção civil envolvidos na prestação do socorro e com mais e melhores meios”, frisou.

O comandante da CBSS, Paulo Lamego, destacou algumas das inovações técnicas adotadas no Centro Municipal de Operações de Socorro, central que duplicou de tamanho e está agora dotada de um conjunto de equipamentos que melhoram a capacidade de resposta operacional.

A adoção de um novo software de coordenação, com informação georreferenciada, monitores para gestão de diversas ocorrências e modernos sistemas de comunicações integram agora o renovado serviço municipal.

A presidente da Autarquia destacou o trabalho de sinergia entre os vários agentes de proteção – Bombeiros Sapadores, Voluntários e Cruz Vermelha Portuguesa –, que agora podem trabalhar em interação e condignamente num único espaço.

O forte investimento da Autarquia nesta área não é apenas financeiro e aposta também na qualificação dos recursos humanos e na transformação da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal numa referência nacional em matéria de proteção civil e formação.

Nesta estratégia municipal enquadra-se a aquisição de novos e modernos equipamentos, meios que reforçam as capacidades operacionais da CBSS, alcançados por meio de uma candidatura a fundos comunitários no valor global de 2,5 milhões de euros.

Além de outros equipamentos que já estão ao serviço, a companhia é dotada de uma nova viatura autoescada de 45 metros, com entrega prevista para junho, de uma viatura de desencarceramento pesado e de contentores multiusos, um deles com um moderno sistema de busca e regate em estruturas colapsadas.

“O lançamento de concursos públicos para a aquisição destes equipamentos permitiu ganhos financeiros de tal forma consideráveis que vamos ainda adquirir uma viatura de combate a incêndios industriais e portuários com monitor de grande capacidade e depósito para nove mil litros”, anunciou a autarca.

O reequipamento da viatura de intervenção química, a única a sul do Tejo, é outro dos investimentos assegurados. Resolvido o diferendo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Câmara Municipal, proprietária da viatura, passa a suportar os custos de apetrechamento e aquela entidade compensa o Município sempre que o equipamento for ativado por sua iniciativa.

A Câmara Municipal vai ainda proceder, este ano, à beneficiação do quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, ação que engloba a instalação de novos portões, a melhoria dos balneários e do parque de estacionamento e a proteção solar do interior do edifício, bem como a execução de arranjos exteriores.

Pelo 228.º aniversário, Maria das Dores Meira saudou os sapadores “pelo saber que demonstram, dia a dia, em honrar o já longo passado da companhia, por continuarem a assegurar o futuro deste corpo de bombeiros profissionais” e por fazerem desta “uma das mais qualificadas e prestigiadas do País”.

Paulo Lamego citou parte da frase de Nelson Mandela “é melhor liderar a partir da retaguarda e colocar outros à frente, especialmente quando estamos a celebrar uma vitória por algo de muito bom que aconteceu” e elogiou o prestígio da companhia. “São poucos os que não conhecem os Bombeiros Sapadores de Setúbal.”

Na cerimónia foram condecorados vários operacionais pelos 10, 15 e 20 anos de serviço prestado. O vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Rodeia Machado, afirmou que a CBSS “representa a coragem e a determinação no melhor que se faz na segurança de pessoas e bens”.

No momento solene foi ainda dado a conhecer um novo campo para treino dos Sapadores que está a ser criado no quartel, construído com recurso a apoios mecenáticos, que permite a dinamização de exercícios em que são simulados cenários labirínticos, com altas temperaturas e pouca visibilidade.

Na parte da manhã, o programa comemorativo do 228.º aniversário dos Sapadores de Setúbal incluiu a habitual cerimónia de hastear da bandeira, no quartel da companhia, a que se seguiu uma romagem ao Cemitério de Nossa Senhora da Piedade para deposição de uma coroa de flores no talhão dos bombeiros.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign