17 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
reunião 14 de Julho de 2016
Autarquia saúda seleção nacional

A Câmara Municipal de Setúbal apresentou no dia 13, em reunião pública ordinária, uma saudação à seleção nacional de futebol pela vitória no Campeonato da Europa 2016.

“Portugal afirmou-se, em França, como grande nação capaz e orgulhosa do que foi, do que é e do que continuará a ser”, salienta o texto da saudação.

No entender da Câmara Municipal, os jogadores portugueses, o selecionador nacional e restante equipa técnica e de apoio “provaram, uma vez mais, que, tanto no futebol como na vida, o mérito nasce, em primeiro lugar, das capacidades construídas coletivamente”.

O documento sublinha ainda que o futebol “por muito que nos pareça dividir, une-nos, afinal, na comunhão das emoções fortes e no desejo de ser sempre melhor, de ser mais rápidos, mais altos, mais fortes. Não há união mais forte do que essa. Não há melhor sentimento do que esse.”

Esse é o sentimento que a autarquia agradece à seleção nacional de futebol, além do agradecimento pela “alegria da Vitória e o prazer de, nestes valentes homens, reconhecermos a grande nação que somos”.

Nesta saudação, são ainda destacados os futebolistas Eduardo, João Mário, Ricardo Carvalho e José Fonte, que já representaram as cores do Vitória Futebol Clube, e Carlos Martinho, enfermeiro no Hospital de Setúbal, destacado na Federação Portuguesa de Futebol desde 1988 e que, embora não tendo nascido em Setúbal, aqui reside desde 1978.

Saudação para o futebol de praia 

A Câmara Municipal de Setúbal apresentou ainda, na reunião pública de dia 13, uma saudação à seleção nacional de futebol de praia e ao treinador sadino Mário Narciso pelas recentes conquistas da Taça da Europa e do do primeiro lugar do ranking mundial.

“A seleção nacional de futebol de praia, comandada pelo setubalense Mário Narciso, voltou uma vez mais a elevar a bandeira portuguesa ao mais alto nível vencendo a Taça da Europa e alcançando assim o primeiro lugar do ranking mundial pela primeira vez”, destaca a saudação.

O documento realça que “Portugal alcançou um feito histórico ao ascender à liderança do ranking de futebol de praia da Beach Soccer Worldwide pela primeira vez”, relegando a Rússia, que liderava a tabela criada por aquela entidade internacional desde 2012, para o segundo lugar.

A saudação destaca a importância do técnico setubalense no percurso de glória do futebol de praia português. “Desde que assumiu o comando da seleção nacional de futebol de praia que Mário Narciso tem conquistado vários troféus, tendo levado Portugal aos mais altos padrões de competitividade e de reconhecimento internacional.”

A Câmara Municipal de Setúbal “saúda a seleção nacional pelos feitos conquistados uma vez mais e endereça um voto de parabéns a Mário Narciso por continuar a elevar não só o nome de Portugal como o da cidade de Setúbal”.

Conquistas portuguesas exaltadas

Um voto de louvor pelas conquistas obtidas pelo desporto português, no futebol e no atletismo, na última semana, foi aprovado ontem, em reunião pública de câmara.

O documento, apresentado pela bancada do Partido Socialista, salienta que a seleção nacional de futebol foi responsável por um “feito inédito na história do desporto português”, ao conquistar, pela primeira vez, um título numa competição de futebol entre países, ao sagrar-se campeão da Europa.

“A proeza assume ainda maior relevo pelo facto de ter sido a seleção nacional portuguesa aquela que teve mais jogadores (quatro) a integrarem o onze ideal do Campeonato da Europa, tendo ainda sido eleito o melhor jogador jovem, o melhor defesa lateral e o melhor guarda-redes do Euro 2016, e tendo dois golos dos seus jogadores no top 5 dos melhores golos da competição.”

O voto de louvor vinca ainda que este título “premeia e reconhece também o mérito e o trabalho da Federação Portuguesa de Futebol” na consolidação do futebol português “como um dos melhores do mundo”.

Numa semana de ouro para o desporto nacional, são, igualmente, destacadas as medalhas conquistadas no atletismo por Sara Moreira, medalha de ouro e campeã europeia, e Jéssica Augusto, medalha de bronze.

As atletas portuguesas, além do sucesso individual, conseguiram, com o resultado conjunto, que Portugal se sagrasse ainda Campeão da Europa da Meia-Maratona, por equipas.

O resultado de Patrícia Mamona, que se sagrou campeã europeia de Triplo Salto, também é motivo de louvor, assim como a medalha de prata conquistada por Ana Dulce Félix, que se sagrou, assim, vice-campeã europeia dos 10 mil metros.

A terminar, o texto do voto de louvor lembra a medalha de bronze conquistada pelo atleta Tsanko Arnaudov, no lançamento do peso.

“As cinco medalhas conquistadas pela seleção nacional de atletismo representam não só esforço, a entrega e a superação pessoais, como são a prova da excelência e do ecletismo dos atletas portugueses nas múltiplas provas da modalidade. Além do mais são também sinónimo do mérito e do trabalho da Federação Portuguesa de Atletismo na promoção e na aposta no sucesso da modalidade.”

A Câmara Municipal de Setúbal considera, assim, que o dia 10 de julho de 2016 ficará “para sempre eternizado e inscrito na história do país como um indelével dia de glória e de magnificência desportivas”, juntando-se a outros sucessos desportivos já alcançados nas mais diversas modalidades desportivas

Clube Naval Setubalense louvado

equipa de remo do Clube Naval Setubalense mereceu uma saudação da Câmara Municipal de Setúbal, apresentada no dia 13, pelos resultados obtidos no Campeonato Nacional de Velocidade, realizado no fim de semana de 2 e 3 de Julho.

A formação setubalense apresentou-se a competição com um total de vinte atletas, desde a categoria de benjamins até à categoria de veteranos, e conquistou um conjunto de classificações de elevado nível.

Dinis Costa conquistou o título de campeão nacional em Skiff, na categoria de juniores masculinos, enquanto Simão Simões sagrou-se vice-campeão nacional em Skiff, no escalão de juvenis.

Afonso Costa juntou ao título de vice-campeão nacional em Skiff, no escalão sénior, na categoria de pesos ligeiros, a medalha de bronze, na categoria de pesos pesados.

Na saudação, a autarquia salienta que “os feitos desportivos dos atletas setubalenses engrandecem ainda mais o nome do clube e da cidade, num ano em que esta detém o estatuto de Cidade Europeia do Desporto”.

Aos dirigentes, treinadores, atletas e demais elementos desportivos, que “tudo têm feito para elevar o nome do clube e da cidade”, a Câmara Municipal de Setúbal “agradece o empenho e o desportivismo com que sempre se apresentam em competição”.

"Os Amarelos" e Clube de Ténis com apoios

A atribuição de apoios financeiros no valor global de 4300 euros ao Grupo Desportivo “Os Amarelos” e ao Clube de Ténis, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2016, foi aprovado na mesma reunião camarária.

Para a realização do Campeonato Nacional de Paintball, a realizar no dia 17, no Parque Verde da Bela Vista, com a participação de cerca de duzentos jogadores, a autarquia concede 2400 euros ao Grupo Desportivo “Os Amarelos”.

A Câmara Municipal apoia ainda, no valor de 1500 euros, o Clube de Ténis de Setúbal para a realização do Campeonato Nacional de Sub-14, masculinos e femininos, nas vertentes singulares e pares, entre os dias 10 e 16, e do Campeonato Nacional de Equipas Seniores Femininos da 2.ª divisão, entre 13 e 17.

Para tornar possível a execução dos eventos, a autarquia assume, além das diversas tarefas de apoio administrativo, logístico e organizacional, a comparticipação financeira nas despesas da organização, como transportes, entre outros.

A deliberação camarária sublinha que “o associativismo desportivo representa uma das formas mais eficazes de promoção do desporto junto da população” e “o maior parceiro do município na organização de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016”.

Entidades com financiamento

Na reunião pública de dia 13, a Câmara Municipal aprovou, igualmente, a atribuição de apoios financeiros que totalizam quase nove mil euros a diferentes entidades e eventos do concelho.

A autarquia canaliza para a Sociedade Musical Capricho Setubalense um apoio financeiro de quatro mil euros pela organização do 12.º Festival de Bandas Filarmónicas da Cidade de Setúbal, realizado, em parceria com a Câmara Municipal, nos dias 1 e 2 de julho.

O Eurovision Live Concert – Portugal 2016, promovido pela Derivastatus – Associação, igualmente com colaboração municipal, merece também a atenção da autarquia, que atribui um apoio financeiro à organização do certame no valor de 1500 euros.

Setúbal foi a cidade escolhida para acolher o evento em Portugal, já com oito edições no país, e no qual se reúnem artistas nacionais e estrangeiros na maior festa relacionada com o Festival Eurovisão da Canção.

O município de Setúbal aprovou, ainda, apoios financeiros a diferentes festas religiosas locais.

O Centro Paroquial de S. Sebastião recebe 1500 euros para fazer face às despesas associadas à organização das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, a realizar entre nos dias 20, 21 e 22 de agosto.

A Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição, da Aldeia da Piedade, recebe 225 euros para a organização das festas locais a decorrer entre 12 e 15 de agosto.

A Câmara Municipal de Setúbal atribui também um apoio financeiro de mil euros à Comissão de Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida, festividades associadas aos marítimos do Bairro de Troino e que se realizou entre os dias 2 e 10 de julho.

Na reunião pública ordinária foi também aprovada a proposta de atribuição de apoio financeiro ao Grupo Desporto Setubalense “Os 13”, no valor de 300 euros, para que a coletividade represente o concelho sadino na freguesia de Cuba, Beja, com a marcha vencedora do concurso das Marchas Populares de Setúbal de 2016.

Curtas-metragens apoiadas

Regulamento que define as condições de acesso a apoio camarário para produções cinematográficas, no âmbito do Concurso de Curtas-Metragens Set’Curtas.

O objetivo é que “o anterior concurso Curtas Sadinas regresse num formato diferente, através da implementação de um apoio à produção cinematográfica, mantendo um programa de atividades paralelas”, indica a deliberação camarária.

O concurso, cujo nome é alterado para Set’Curtas, deverá ser “um agente promotor e divulgador da produção artística audiovisual nacional, dando aos criadores uma oportunidade de produzirem o seu trabalho, e premiando a sua qualidade”, através a concessão de um apoio a projetos de criação na área do cinema de curta-metragem.   

A opção da autarquia justifica-se pela “forte convicção” de que “há, atualmente, em Portugal um evidente acréscimo qualitativo e quantitativo de autores e obras, na área do audiovisual, em geral, e do cinema de curta-metragem, em particular, que merecem um esforço acrescido por parte das entidades públicas no apoio que possam prestar ao seu incremento”.

A autarquia pretende, assim, promover a realização de um concurso de apoio financeiro ao Set’Curtas.

O projeto de Regulamento deste concurso, aprovado na reunião pública desta quarta-feira, define as condições em que podem ser feitas as candidaturas que privilegiam as curtas-metragens, com a duração máxima de 25 minutos, realizadas por criadores em início de carreira e que incluam filmagens em locais do concelho de Setúbal.

São ainda valorizados os projetos de caráter experimental ou documental, que “contemplem integração na comunidade local e regional” e que se distingam pelo seu “caráter inovador e impulsionador de novas abordagens artísticas”.

O montante global de apoio financeiro será definido anualmente pela Câmara Municipal de Setúbal e poderá ser atribuído na totalidade a uma única entidade ou distribuído a várias entidades, consoante a decisão do Júri do concurso.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign