22 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
ornitologia 10 de Setembro de 2015
Aves exóticas admiradas em Setúbal

Mais de duas mil aves exóticas podem ser admiradas em Setúbal, entre os dias 10 e 13, numa exposição e concurso internacional na EB 2,3 Luísa Todi, evento com perto de uma centena de criadores portugueses, espanhóis e belgas.

O Internacional Sado-Tejo – 1.º Campeonato Exóticos da Confederação Ornitológica Mundial, com entrada gratuita, é uma organização do Clube Ornitológico de Setúbal e da Associação de Avicultores de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, entre outras entidades.

O vereador da Autarquia Manuel Pisco realçou, no dia 10, à tarde, na apresentação do evento, na Casa da Baía, que é “um orgulho para Setúbal poder receber a primeira edição da iniciativa internacional”, naquela que é uma “atividade diferente e que alia as vertentes culturais e desportivas” da ornitologia.

O evento, com a dupla valência de exposição e concurso, tem a particularidade de reunir mais de duas mil aves, somente de categoria exótica, característica que o torna numa iniciativa “única no mundo”, realçou o vice-presidente do Clube Ornitológico de Setúbal, Rui Carricho.

Aquele responsável, em tom de brincadeira, usou uma analogia com uma competição desportiva europeia para realçar a importância do evento. “O Internacional Sado-Tejo é, digamos, como a final de futebol da Liga dos Campeões. Estão presentes alguns dos melhores criadores internacionais.”

O vice-presidente do Clube Ornitológico de Setúbal frisou ainda, a propósito da realização da iniciativa, que “Portugal está a chegar ao topo da ornitologia, com criadores de alto nível e capazes de competir com grandes criadores da Europa, nomeadamente de países como a Itália e a Holanda”.

O Internacional Sado-Tejo – 1.º Campeonato Exóticos da Confederação Ornitológica Mundial, a decorrer ao longo de quatro dias na EB 2,3 Luísa Todi, pode ser visitado no dia 10, das 17h00 às 22h00, nos dias 11 e 12, das 10h00 às 22h00, e no dia 13, entre as 10h00 e as 17h00.

Das mais de duas mil aves em exposição, perto de 1800 estão em competição, após o julgamento de um comité internacional, nos dias 6 e 7, do qual faz parte a holandesa Tonny Kersten. “Estão aves muito boas em competição”, destacou a juíza, que elogiou a organização do evento internacional.

O vice-presidente da Associação de Avicultores de Portugal, Luís Baptista, vincou que o Internacional Sado-Tejo materializa “uma nova forma de ver a ornitologia”.

A par da importância para a “projeção de Setúbal e da região”, frisou que o evento “vai ter, seguramente, uma grande projeção na Europa nos próximos anos”.

Além do Internacional Sado-Tejo – 1.º Campeonato Exóticos da Confederação Ornitológica Mundial, o Clube Ornitológico de Setúbal e a Associação de Avicultores de Portugal organizam ainda, até ao final do ano, mais três exposições de aves, duas em Lisboa e uma em Setúbal.

A cidade sadina recebe, entre os dias 23 e 25 de outubro, o V Campeonato Ornitológico da Costa Azul, competição a realizar na EB+S Ordem de Sant’Iago, na Bela Vista, com abertura oficial no dia 23, às 17h00. 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign