23 de Outubro de 2017
21º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
certame 28 de Novembro de 2014
Azeitão com espírito de Natal

Animações, ateliers temáticos, venda de natal e um ciclo de concertos são iniciativas do Espírito de Natal em Azeitão, evento promovido pela Junta de Freguesia de Azeitão, entre dezembro e janeiro, que inclui uma ação solidária.

O espírito natalício chega a Vila Nogueira de Azeitão para dinamizar, entre os dias 12 e 14, um programa de celebração desta quadra festiva, que junta miúdos e graúdos em torno de um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas centradas na zona da Praça da República.

A história de Vila Nogueira de Azeitão, as nozes e os citrinos produzidos na região dão tema, este ano, às atividades desenvolvidas no âmbito do Espírito de Natal em Azeitão, iniciativa que procura sensibilizar os mais novos para a importância dos produtos locais.

O programa, organizado com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da empresa Águas do Sado, começa no dia 12, às 16h00, com uma receção às crianças das escolas de Azeitão, que, depois de receberem balões alusivos à quadra, escrevem uma carta ao Pai Natal.

No dia seguinte, as atividades do Espírito de Natal em Azeitão iniciam-se logo pela manhã, às 10h30, com uma animação de leitura no âmbito da iniciativa “Hora do Conto”. Uma hora depois, é dinamizado um workshop de culinária com receitas de Natal.

O Pai Natal chega ao recinto instalado no Rossio às 15h00 para animar as crianças, momento a que se segue a construção de uma árvore de Natal com pinhas. Pouco tempo depois, pelas 15h30, há a entrega de brinquedos e cabazes de Natal às crianças e famílias carenciadas da freguesia.

Um espetáculo cénico e de dança, às 16h30, que junta a história da “Vila Nogueira” e o bailado Quebra-Nozes, encerra o programa de atividades de dia 13 do Espírito de Natal em Azeitão, iniciativa dinamizada ao longo de três dias com ateliers animados pelo Espaço Descoberta.

No último dia do evento, a 14, o programa inclui uma “Hora do Conto”, às 10h30, e um workshop de culinária, às 11h30. À tarde, às 15h00, há um atelier para elaboração de animais feitos a partir de cascas de nozes, enquanto às 16h00 as crianças do Espaço Descoberta apresentam uma peça de teatro baseada no bailado Quebra-Nozes.

Uma Venda de Natal, com artesanato e produtos regionais de artesãos e produtores locais, é dinamizada ao longo dos três dias do evento. Este espaço de venda funciona das 16h00 às 20h30 no dia 12, das 10h00 às 12h00 a 13 e das 10h00 às 20h00 a 14.

Além dos espaços de comércio e de entretenimento, instalados em três tendas na área inferior da Praça da República, o evento conta com uma iniciativa solidária, com o envolvimento de várias instituições de solidariedade social para a recolha de alimentos, mantas e cobertores.

Temporada Musical nas Igrejas e Capelas de Azeitão

A Temporada Musical nas Igrejas e Capelas de Azeitão é outra vertente do projeto Espírito de Natal em Azeitão, ciclo de concertos em espaços religiosos, de entrada gratuita, com início no dia 6, às 16h00, na Igreja de São Simão, com a atuação dos Paganinus, do Conservatório Regional de Setúbal.

António Laertes, no órgão, e João Mendonza, na voz, juntam-se em concerto no dia 14, às 17h00, na Igreja de São Simão, enquanto no fim de semana seguinte, a 20, é a vez de o Coro Gospel de Azeitão atuar na Igreja de São Lourenço, num espetáculo com início às 17h00.

Em dezembro, o programa da Temporada Musical nas Igrejas e Capelas de Azeitão encerra no dia 28, com um espetáculo da Banda da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, às 12h30, no átrio da Igreja de São Lourenço.

O ciclo musical continua em janeiro com um concerto de Natal pelo Coral da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, dia 3, às 16h30, na Igreja de São Lourenço.

No dia seguinte, a 4, a Banda da Sociedade Filarmónica Providência atua às 11h00, no átrio da Igreja de São Simão. No mesmo local, à tarde, Ricardo Fonseca e amigos cantam as Janeiras em Azeitão, num apontamento musical agendado para as 19h30.

João Ferreira, aluno do Conservatório Regional de Palmela, da classe do professor John Fletcher, dinamiza o Recital de Guitarra Solo no dia 10, às 17h00, na Capela de São Simão, em Aldeia de Irmãos. 

A Temporada Musical nas Igrejas e Capelas de Azeitão termina no dia 11 com um concerto pelo Grupo Coral da Escola Secundária de Bocage, às 16h30, na Igreja de São Simão.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign