12 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 4º
notícias
iniciativas em destaque
festas 09 de Setembro de 2013
Azeitão cumpre tradição com 290 anos

As Cavalhadas à antiga portuguesa foram o ponto alto das Festas de Nossa Senhora da Saúde, certame realizado entre os dias 6 e 8, em Vila Fresca de Azeitão, com música, artesanato, gastronomia e momentos de celebração religiosa.

A realização das cavalhadas à antiga portuguesa, no dia 8, à tarde, voltou a contar com muito público a apreciar a tradicional prova equestre com origem no século XVIII, competição com cavaleiros que se esforçam por acertar com um varão numa argola pendurada a alguns metros de altura.

Este ano tivemos a participação recorde de 24 cavaleiros nas Cavalhadas à antiga portuguesa, um dos momentos mais aguardados e com uma grande projeção nas Festas de Nossa Senhora da Saúde”, sublinhou o presidente da Sociedade Filarmónica Providência, Pedro Marquês de Sousa.

A prova, que decorreu entre as 16h00 e as 18h00, na denominada Estrada do Rio, via perpendicular à EN 10, foi vencida por Bernardo Fernandes, da Quinta do Anjo. Em segundo lugar ficou Eric Fernandes, residente nos Estados Unidos da América e que aproveita esta altura do ano para passar férias em Portugal, cabendo o terceiro lugar do pódio a Sónia Páscoa, de Vendas de Azeitão.

A festividade popular, criada em 1723, foi organizada pela Sociedade Filarmónica Providência, em colaboração com a paróquia de S. Simão e com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, das juntas de freguesia de S. Simão e S. Lourenço e de outras entidades.

Espaços com artesanato, tasquinhas com gastronomia variada e divertimentos para os mais novos foram atrativos das Festas de Nossa Senhora da Saúde que, na noite de abertura, a 6, contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

“Houve uma grande afluência de público nas noites de sábado e domingo”, afirmou Pedro Marquês de Sousa, destacando a “participação de mais público jovem” no certame que contou nesta edição com um espaço de promoção e venda de doces conventuais.

A animação musical, nos três dias de festejos, contou com as atuações dos grupos Actual Band, Controle, ToquiVozes e da Banda da Sociedade Filarmónica Providência. O programa de festividades incluiu ainda um espetáculo pelo grupo de sevilhanas Mais Flamenco.

No dia 8, no último dia do certame, foi cumprida uma tradição religiosa com 290 anos na habitual procissão que percorre as ruas de Vila Fresca de Azeitão, manifestação de fé mantida pela população e alargada, este ano, até à localidade de Vendas de Azeitão.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign