17 de Outubro de 2017
19º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
festa 26 de Maio de 2014
Azeitão promove sabores e tradições

A vida no campo, as antigas profissões e o espírito de aldeia foram recriados no “Tradições, Sabores e Aromas de Azeitão”, certame que destacou, entre os dias 23 e 25, produtos gastronómicos, vínicos e artesanais da região da Arrábida.

Sopa caramela, provas de vinho, queijo, mel e doçaria, a par de produtos hortícolas, florais, artesanais e turísticos da região, foram atrativos para os visitantes do certame, no rossio de Vila Nogueira, organizado pela Junta de Freguesia de Azeitão, com mais de seis dezenas de expositores presentes.

O tema “Azeitão Antigo” inspirou animações de rua dinamizadas pelo “Manuel da Horta” juntamente com as suas Marias, numa recriação que recordou pedaços da vivência do antigo estilo de vida rural daquela região do concelho de setúbal.

A presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, ao destacar os momentos “de confraternização e de descoberta” proporcionados na festa, sublinhou que a quinta edição do certame “renovou o sucesso”, com “milhares de pessoas a conhecer um pouco mais das riquezas de Azeitão e da Arrábida”.

A azáfama e a animação não se fizeram sentir só na zona da Praça da República, com a festa a alongar-se até outras áreas de Vila Nogueira, o que permitiu aos visitantes conhecer um pouco do património histórico e cultural deste território do concelho de Setúbal, nomeadamente em visitas guiadas à Casa-Museu José Maria da Fonseca.

Celestina Neves, ao sublinhar que esta “é uma festa com atividades que cativam todos os públicos, de várias faixas etárias”, realçou o envolvimento e a satisfação dos comerciantes. “Até tínhamos mais interessados em participar mas, neste figurino atual, que desejamos manter, não foi possível encaixar mais expositores.”

Além de vários momentos de animação musical, o “Tradições, Sabores e Aromas de Azeitão” contou com a dinamização de um conjunto de iniciativas direcionadas aos mais novos, de momentos de animação infantil a jogos tradicionais e ateliers pedagógicos, todos no “Espaço Descoberta”.

“A participação da comunidade escolar neste certame é uma aposta para manter nas próximas edições”, afirmou a presidente da Junta de Azeitão, ao enaltecer a realização das várias atividades proporcionadas às crianças e jovens, assim como iniciativas promovidas pelos próprios alunos ao longo do ano.

Destaque para uma exposição de legumes, no recinto do certame, dinamizada por alunos das escolas e infantários locais, e para a mostra “Azeitão Património Natural”, patente até dia 31 no Museu Sebastião da Gama, instalado em Vila Nogueira.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign