21 de Outubro de 2017
16º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
intervenção 25 de Setembro de 2013
Bairro melhora habitações

As condições de habitabilidade da Alameda das Palmeiras saem melhoradas com um conjunto de ações de requalificação e beneficiação, iniciados no dia 25, à tarde, nas áreas comuns de edifícios daquele bairro da zona da Bela Vista.

Os trabalhos, executados no âmbito de uma colaboração entre a Câmara Municipal e o Centro de Formação Profissional de Setúbal, começaram no edifício número 1 da Alameda das Palmeiras com a construção de um novo corrimão na totalidade da zona de escadas e a colocação de um novo portão com gradeamento.

Esta operação, dinamizada por cerca de dez alunos do curso de Serralharia Civil e Carpintaria, com idades compreendidas entre os 20 e os 50 anos, permite aos formandos aplicar num contexto real de trabalho os conhecimentos técnicos adquiridos no período de formação.

A ação, sem qualquer custo para a Autarquia ou para os moradores do Bairro da Alameda das Palmeiras, inclui a realização de um trabalho preparatório no terreno, com a observação do tipo de materiais existentes, a execução de medições e a conceção de peças em oficina.

Posteriormente, outras equipas de alunos realizam ações semelhantes noutros edifícios do bairro, incluindo a pintura dos novos materiais que hoje começaram a ser instalados, assim como a colocação de novas portas nos espaços destinados aos contadores de água e luz.

A oportunidade de intervencionar alguns dos edifícios daquele bairro surgiu no seguimento de uma proposta apresentada pelo Centro de Formação Profissional de Setúbal, a qual alia a praticabilidade de um curso de formação à melhoria da qualidade de vida dos moradores.

Em paralelo, no âmbito no programa municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, decorre uma operação de pintura do bloco que engloba os edifícios números 1 e 7 da Alameda das Palmeiras, ação dinamizada por moradores com o apoio logístico e técnico da Câmara Municipal de Setúbal.

O “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, que promove um conjunto de atividades culturais e ações de melhoria das condições de vida dos moradores, incide numa área que engloba o território da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Manteigadas e Quinta de Santo António.

O programa municipal, no terreno há cerca de dois anos, assenta na premissa de que todas as ações devem ser protagonizadas pelas próprias pessoas, promovendo a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign