17 de Dezembro de 2017
12º
max. 13º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
animação 07 de Dezembro de 2015
Baixa com Natal para todos

A quadra natalícia preenche por completo a Baixa comercial de Setúbal com o início do programa “Natal na Baixa 2015”, iniciativa que levou, nos dias 5 e 6, uma multidão àquela zona da cidade.

O programa resulta de uma parceria entre Câmara Municipal, União das Freguesias de Setúbal e comerciantes da Baixa, estes últimos responsáveis, por exemplo, pela organização de um desfile de moda infantil, que, no dia 5, numa passerelle instalada no Largo da Misericórdia, divulgou muito do vestuário à venda no comércio local.

O Pai Natal, presença obrigatória neste “Natal na Baixa”, levou surpresas às crianças que passaram pelo Largo da Misericórdia no dia 5, com a promessa de que regressa ao mesmo local nos dias 8, 12 e 19, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00.

Muito próximo do Largo da Misericórdia, os visitantes da Baixa comercial podem apreciar no Largo de Santa Maria um presépio de Natal.

Na Praça de Bocage encontra-se outro dos pontos fortes do “Natal na Baixa 2015”, o “STB Christmas Market”, mercado com cerca de três dezenas de stands dedicados ao artesanato, artigos urbanos e produtos regionais.

O mercado está em funcionamento até ao dia 24, das 10h00 às 19h00.

Em paralelo, os lojistas locais garantem decorações especiais das montras e horários alargados de funcionamento dos estabelecimentos durante o “Natal na Baixa 2015”, programa que inclui vários eventos ao ar livre para todos os públicos.

Fado, música popular portuguesa e cante alentejano são apenas alguns dos géneros musicais que constam no programa de animação, com atividades sempre das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, no qual marcam igualmente presença tunas e vários grupos de percussão, com atuações itinerantes.

Malafamado, Quarteto de Fado Deolinda de Jesus, VisionEnsemble, Flickin’Through Bossa Nova, Joaquim Gouveia Urban Trio, Zé Zambujo e 2Jah Brothers são alguns dos nomes que integram o programa de animação musical, no qual consta ainda os DJ Monchique e BIX.

A dança também está em destaque no Natal na Baixa 2015, com vários estilos para apreciar e também para experimentar. Além de diferentes demonstrações, como dança contemporânea, desportiva e tradicionais europeias, há um vasto leque de aulas abertas a descobrir, com zumba e ritmos latinos.

Para os mais novos, há um conjunto de atividades a não perder. Das animações infantis “Os Amigos do Pai Natal – Serafim & Benjamina” e “O Mundo da Zingarela”, à leitura de contos de Natal, a música para crianças, a encenações e a um desfile de moda infantil, o difícil é escolher o que assistir e participar.

A participação do grupo Dixie Band, inicialmente prevista para dia 5, foi adiada para o dia 12, com atuações, em diferentes períodos de manhã e da tarde, na Praça de Bocage e nos largos da Misericórdia e da Ribeira Velha.

No âmbito do Natal na Baixa 2015, cujo programa de animação cultural e infantil completo pode ser consultado aqui, as ruas do centro histórico servem ainda de palco para um conjunto de artes circenses, com a presença de cuspidores de fogo e estátuas vivas.

O programa do Natal na Baixa prolonga-se até 2016, com as tradicionais Janeiras a serem entoadas no dia 6 de janeiro, às 18h00, na Praça de Bocage, numa atuação que inclui as participações do Grupo Coral Alentejano “Os Amigos dos Sadinos” e do grupo musical ToquiVozes.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign