18 de Julho de 2018
20º
max. 26º
min. 16º
notícias
iniciativas em destaque
teatro 13 de Abril de 2018
Bambolinices promove teatro

Espetáculos cénicos, workshops, tertúlias e uma homenagem ao ator Fernando Guerreiro marcam a primeira edição do Bambolinices – Festival de Teatro e Artes Performativas, a decorrer entre 5 e 13 de maio, em vários espaços da cidade.

O evento, organizado pela cooperativa GATEM – Espelho Mágico com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, entre outras entidades, pretende “promover o teatro e as artes performativas, cultivar o intercâmbio cultural e a formação de novos públicos, bem como estabelecer o contacto com as expressões artísticas de outros países”, sublinhou o diretor da companhia, Ricardo Cardoso, na apresentação do festival, dia 12, na Casa da Cultura.

A ideia de criar um festival de teatro e artes performativas com iniciativas para todos os públicos nasceu há cerca de dez anos “em longas conversas com o ator e criador da GATEM Fernando Guerreiro, razão pela qual será homenageado nesta primeira edição do Bambolinices”, revelou a presidente da GATEM, Céu Campos.

A homenagem a Fernando Guerreiro, escolhido para patrono da primeira edição do Bambolinices, realiza-se durante a estreia do musical “Há Festa na Floresta”, produção da GATEM, com texto original do ator Miguel Assis, que marca a abertura oficial do certame, a 5 de maio, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Para o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, este tributo constitui “um imperativo para trazer à memória uma figura de reconhecido mérito na cidade”.

O autarca considera que o Bambolinices é “uma proposta diferente de tudo o que já se apresentou em Setúbal, com o objetivo de construir novos públicos, sendo que tem uma ‘ementa’ atrativa com muitas razões de interesse”.

Estes são motivos pelos quais a autarquia, que atribui um apoio financeiro de oito mil euros à realização do evento, quer fazer do Bambolinices – Festival de Teatro e Artes Performativas “uma festa de teatro de referência”.

O certame conta com um conjunto de espetáculos cénicos apresentados por companhias de teatro, profissionais e não profissionais, oriundas de vários pontos do país, bem como com workshops de teatro e tertúlias culturais.

No primeiro dia, 5 de maio, o TIL – Teatro Infantil de Lisboa apresenta, pelas 16h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, o projeto “Jazzyababum – Teatro para Bebés”, que promove o primeiro contacto com a música jazz, através de movimentos padrões rítmicos e melódicos, cor e texturas. A entrada tem o custo de cinco euros.

Às 17h00, também no Fórum Municipal Luísa Todi, Carolina Macedo dinamiza um workshop de pinturas faciais e caracterização, com a duração de duas horas, dirigido a pais interessados na técnica da pintura facial, profissionais da área da educação e profissionais e amadores ligados ao teatro, à dança, às artes circenses e ao cinema e televisão.

A inscrição, que pode ser feita através do contacto telefónico 965 051 347, tem o custo de 25 euros.

A abertura oficial da primeira edição do Bambolinices decorre a 5 de maio, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, com a estreia da nova produção da GATEM, o musical para toda a família “Há Festa na Floresta”, que inclui uma homenagem póstuma ao ator setubalense Fernando Guerreiro.

A comédia tem como protagonista uma galinha-do-mato que “acha que é uma grande artista e coloca todos os animais da floresta em grande delírio atrás das suas fantasias”, explicou o autor do texto, Miguel Assis.

A peça, com entradas a cinco euros, “salienta a importância da amizade e do trabalho em equipa para salvar um amigo em apuros”.

O Bambolinices prossegue no dia 6, às 15h00, no Teatro de Bolso, com a apresentação de “Os 3 Porquinhos”, pela Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos, com entradas igualmente a cinco euros.

À noite, pelas 21h30, na Avenida Luísa Todi, junto do coreto, a ATA – Pinhal Novo, apresenta o espetáculo cénico “O Pranto de Maria Parda”, de entrada livre, à semelhança dos restantes eventos que se realizam na rua.

No dia seguinte, a 7, há teatro infantil com “Aquela Nuvem e as Outras”, pelo Monda Teatro Música de Lisboa, a partir das 10h30, na Casa do Largo, com bilhetes a 3,5 euros.

À tarde, às 18h00, tem início a série de workshops “Faz de Conta, Faz Acontecer”, dinamizados por Miguel Assis, com sessões nos dias 9, 10 e 12, abertos a todos os interessados, com ou sem experiência em teatro, pelo custo de 35 euros. Mais informações podem ser solicitadas pelo contacto 965 051 347.

A 8, a ProtagonizaMagia leva ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi, a partir das 11hh0, “Hakuna Matata – O Musical”, e o TAS – Teatro Animação de Setúbal apresenta “A Rainha dos Estapafúrdios”, com início às 14h30, no Teatro de Bolso, ambos com entradas a cinco euros.

A 9, pelas 11h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, há nova sessão do espetáculo “Há Festa na Floresta” e, às 14h30, também no Fórum Municipal Luísa Todi, a Animateatro do Seixal apresenta a peça “A Ilha de Plástico”.

No dia 10, o grupo de teatro Cativar sobe ao palco do Cinema Charlot – Auditório Municipal, a partir das 10h30, com a peça infantil “Um Sapato Especial”.

Estes três espetáculos têm entradas a cinco euros.

“Geração Facebook” é a comédia juvenil, interpretada por Rodrigo Paganelli e Sara Barradas, que a ProtasgonizaMagia apresenta no dia 11, às 11h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com entradas também a cinco euros.

A partir das 14h30, na EB+S Ordem de Sant’Iago, na Bela Vista, o dramaturgo e crítico de cinema e de teatro Tito Lívio participa num debate, de entrada livre, com alunos do Curso Profissional de Artes do Espetáculo do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago, moderado pelo escritor José Carlos Cardoso.

À noite, pelas 21h30, no Pátio do Dimas da Casa da Cultura, realiza-se a tertúlia cultural “Arco Poético”, em que João Canto e Castro e Susana Pires apresentam encenações poéticas, imitações e dramatização de pequenas cenas de filmes portugueses. A entrada é gratuita.

“História Breve da Lua” é o espetáculo apresentando pelo Teatro Independente de Loures, no dia 12, pelas 16h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com entradas a cinco euros.

No último dia do Bambolinices – Festival de Teatro e Artes Performativas, 13 de maio, a companhia teatral Tinbra, de Braga, apresenta a peça “Viajando com o Principezinho”, junto do coreto da Avenida Luísa Todi.

Às 17h00, a GATEM leva ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi o musical inspirado na obra-prima de Vitor Hugo “O Corcunda de Notre Dame”, com entradas a cinco euros.

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign