24 de Outubro de 2017
13º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
ambiente 20 de Novembro de 2015
Bandeira Azul reúne em Setúbal

A ABAE – Associação da Bandeira Azul da Europa assinala os trinta anos do galardão em Portugal com a realização de dois seminários em Setúbal nos dias 24 e 25, durante os quais a Câmara Municipal é premiada pela produção de um vídeo.

O V Seminário Nacional Bandeira Azul 2015|2016 decorre entre os dias 24 e 25, no Fórum Municipal Luísa Todi, e destina-se a autarcas, profissionais do setor do ambiente, juristas, quadros da Administração Central e Local e concessionários de praias e marinas.

A sessão de abertura, agendada para as 09h30, está a cargo da presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, e do presidente da Associação da Bandeira Azul da Europa, José Archer.

O seminário, que inclui a apresentação das comemorações das três décadas do programa Bandeira Azul em Portugal, começa com um primeiro painel dedicado ao tema “De onde viemos, para onde vamos – Retrospetiva dos 30 Anos de Bandeira Azul”.

Segue-se, antes do almoço, a cerimónia de atribuição de prémios dos concursos de Práticas Sustentáveis e de Códigos de Conduta, promovidos pela ABAE.

Nas Práticas Sustentáveis, na categoria “Vídeos”, o Município de Setúbal arrecadou o primeiro prémio, sendo o segundo atribuído a Cascais e ainda uma menção honrosa a Oliveira do Hospital.

Na categoria “Folhetos” o primeiro prémio coube a Lagos e, o segundo, a Pombal.

Albufeira recebe o galardão do primeiro lugar no concurso Códigos de Conduta, prova em que o segundo prémio foi atribuído ao Porto e menções honrosas a Almada, Pombal e Lagos.

O período da tarde do dia 24 tem início com a atuação do Teatro Byfurcação, que apresenta “Faz da Mudança a tua praia”.

O primeiro painel da tarde intitula-se “A brincar, a brincar… – A Educação Ambiental como um modo de vida, pelos que a praticam”, enquanto o segundo painel é dedicado à temática “Vigilância e Segurança em todas as frentes… A Segurança balnear e saúde pública, desafios futuros”.

A encerrar os trabalhos no primeiro dia do seminário realizam-se workshops subordinados aos temas “Praias e Marinas ‘maduras’, desafios e iniciativas”, na Casa da Baía, e “Usos das zonas balneares: Gestão de Conflitos”, na Casa da Cultura, ambos os locais também em Setúbal.

A manhã do dia 25 está reservada para um passeio pela Serra da Arrábida, que inclui uma passagem pela praia da Figueirinha e o Museu Oceanográfico.

Os trabalhos no Fórum Luísa Todi recomeçam à tarde, a partir das 14h00, com painel “Praias de ontem, hoje e amanhã – Alterações geomorfológicas das praias e suas consequências na utilização balnear”.

A Escola Técnica e Profissional de Mafra encena, de seguida, uma peça de teatro infantil, seguindo-se, no desfecho dos trabalhos, a apresentação das conclusões dos workshops realizados e uma intervenção do vereador responsável pelo pelouro do Ambiente na Câmara Municipal de Setúbal, Manuel Pisco, sobre “Boas Práticas – A Experiência de Setúbal”.

Em paralelo ao V Seminário Nacional Bandeira Azul 2015|2016, a ABAE promove, igualmente em Setúbal, no dia 25, na Casa da Baía, o III Seminário Nacional Green Key 2015|2016.

O encontro destina-se a autarcas e técnicos das áreas do Ambiente e do Turismo das câmaras municipais, a colaboradores e administradores de empreendimentos turísticos e à comunidade educativa.

O seminário pretende promover no setor hoteleiro práticas ambientais e de desenvolvimento sustentáveis e contribuir para um melhor enquadramento dos requisitos do programa Green Key, galardão internacional que reconhece os estabelecimentos turísticos e de restauração que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental e promovem a educação ambiental para a sustentabilidade.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign