11 de Dezembro de 2017
15º
max. 15º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
comunicado 25 de Março de 2013
Bela Vista contesta imagem negativa

Moradores da Bela Vista e da zona envolvente emitiram um comunicado, com o título “Há vida para lá da violência”, que contesta a forma como a comunicação social tem contribuído para o reforço da imagem negativa dos bairros sociais.

Reunidos no dia 22, os moradores da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Quinta de Santo António e Manteigadas eleitos no âmbito do programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade” lamentaram que a comunicação social resuma a vida dos bairros sociais “a atos violentos”, quando “tanta vida existe para lá da violência”.

No documento, é exigido à comunicação social que “transmita com maior rigor as situações de tensão nos bairros da Bela Vista e zona envolvente e que dedique os mesmos meios e atenção à cobertura das muitas iniciativas positivas que marcam a vida destes bairros”.

No primeiro de três pontos, o comunicado expressa “profundo pesar pela morte de um jovem de 18 anos” na zona das Manteigadas e pede um esclarecimento das circunstâncias em que ela ocorreu.

Naqueles bairros sociais, salientam os signatários do comunicado, residem mais de sete mil pessoas que, no âmbito do programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, vêm, de forma organizada, desenvolvendo um conjunto de ações, como a pintura dos prédios onde residem e a promoção de atividades desportivas e culturais.

Os moradores decidiram ainda transmitir a indignação pela “cobertura mediática estigmatizante dos acontecimentos de 16 de março” em contactos com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social, as direções editoriais dos principais órgãos de comunicação social e os órgãos de soberania.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign