14 de Dezembro de 2017
13º
max. 17º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
cinema 23 de Outubro de 2013
Bela Vista nas salas de cinema

Três filmes centrados nas vivências dos bairros setubalenses da zona da Bela Vista estreiam no dia 7, no City Alvalade, em Lisboa, e no Cinema Charlot – Auditório Municipal, em Setúbal.

“Um Fim do Mundo”, de Pedro Pinho, e “Cama de Gato” e “Bela Vista”, de Filipa Reis e João Miller Guerra, estão em exibição ao grande público entre os dias 7 e 20, no caso da sala setubalense com sessões todos os dias às 21h30 e ao sábado e domingo também às 16h00.

Os três realizadores e alguns dos protagonistas marcam presença em Setúbal na sessão que se realiza no dia 9, às 21h30.

As três obras contam com exibições em vários países, nomeadamente México, Cuba, Chile, Brasil, Holanda, Alemanha e Itália e marcaram presença em festivais cinematográficos portugueses, com o IndieLisboa, o Festroia e os festivais de Espinho e de Santa Maria da Feira.

A média-metragem ficcionada “Um Fim do Mundo”, de Pedro Pinho, com a duração de 62 minutos, é um retrato, com uma forte componente documental, de um dia de um grupo de adolescentes da Bela Vista.

“Cama de Gato”, de Filipa Reis e João Miller Guerra, distinguido como a melhor curta-metragem portuguesa no IndieLisboa 2012, baseia-se em factos reais e conta com a participação de moradores do bairro, incluindo a protagonista, Joana Santos, uma mãe adolescente.

Já em 2013, Filipa Reis e João Miller Guerra viram reconhecido o documentário “Bela Vista” com o prémio de Melhor Curta-Metragem Internacional na 17.ª edição do FIDOCS – Festival Internacional de Documentários de Santiago do Chile.

Além da exibição em sala de cinema, os três filmes feitos em Setúbal estão também disponíveis, por marcação, para escolas do concelho, entre os dias 7 e 22, com sessões às 10h30 e 14h30.

As exibições para a comunidade escolar são gratuitas e as marcações devem realizar-se através do endereço diedu@mun-setubal.pt.

A exibição das películas ao grande público é uma iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, da Zero em Comportamento, de Projectos Paralelos, da TerraTreme e da Vende-se Filmes.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign