17 de Outubro de 2017
15º
max. 21º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
intercâmbio 05 de Setembro de 2013
Bela Vista partilha multiculturalidade

A partilha e o diálogo intercultural são promovidos num intercâmbio internacional com jovens de quatro nacionalidades, iniciativa a decorrer até dia 11, em Setúbal, que inclui um conjunto de atividades temáticas centradas na Bela Vista.

A iniciativa, com organização da Associação Experimentáculo e apoio da Câmara Municipal de Setúbal, pretende eliminar estigmas sociais e promover a diversidade cultural. Certificada pelo “Juventude em Ação”, da Comissão Europeia, integra o programa municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade”.

Workshops e oficinas de trabalho, atividades ao ar livre e festas interculturais são algumas das iniciativas propostas ao grupo de 36 jovens portugueses, espanhóis, turcos e romenos que participam neste intercâmbio, a decorrer em Setúbal desde dia 3.

Além das atividades centradas na Bela Vista, as quais incluem uma visita guiada pelos bairros, com passagens por vários equipamentos instalados naquela área habitacional da cidade, o programa comtempla ações no centro histórico de Setúbal, com visitas a pontos de interesse histórico, patrimonial e cultural.

Esta iniciativa surge no seguimento de uma ação idêntica realizada em Las Palmas, Espanha, no final de agosto, com o tema diversidade cultural e inclusão social, na qual participaram seis jovens da Bela Vista, grupo que também está envolvido nas atividades dinamizadas em Setúbal.

Os seis portugueses que participaram no intercâmbio nas Ilhas Canárias, entusiasmados com a experiência adquirida naquele contexto multicultural, desenvolveram um projeto audiovisual que espelha o contacto com outras culturas.

Estas iniciativas integram-se no “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, programa que promove um conjunto de atividades de lazer e ações de melhoria das condições de vida dos moradores, numa área que engloba o território da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Manteigadas e Quinta de Santo António.

O programa municipal, no terreno há cerca de dois anos, assenta na premissa de que todas as ações devem ser protagonizadas pelas próprias pessoas, promovendo a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign