23 de Outubro de 2017
20º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
obras 21 de Março de 2012
Bela Vista requalifica pátios

A obra de recuperação de todos os pátios do Bairro da Bela Vista, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, num investimento superior a um milhão de euros, já está a decorrer.

A requalificação dos interiores dos quarteirões e dos restantes espaços públicos do “Bairro Amarelo”, para melhoria da atratividade desta zona habitacional e criação de condições para o desenvolvimento de novas dinâmicas sociais, abrange uma área aproximada de oito mil metros quadrados, com 19 logradouros e pátios, um deles, do bloco E3A, nas traseiras do Centro Cultural Africano, já com as obras em curso.

A remodelação dos pátios e logradouros da Bela Vista pretende criar novos espaços públicos que proporcionem uma ocupação coletiva e multifuncional, com novas zonas de estadia e equipamentos de caráter lúdico e de lazer.

Os trabalhos incluem reabilitação de pavimentos, plantações de árvores de folha caduca, que permitem o ensombramento durante os períodos de maior radiação solar e o aproveitamento de calor nas épocas frias, e colocação de mobiliário urbano, como bancos e papeleiras.

A instalação de sumidouros para aumentar a eficiência da drenagem das águas pluviais, a remodelação da rede de iluminação pública e a melhoria da circulação pedonal entre os blocos de edifícios são outros trabalhos programados na empreitada.

A remodelação da rede de iluminação pública, com a integração de novos focos de luminosidade, é outra das ações programadas nesta obra, com vista a reforçar as condições de segurança do bairro, construído em 1974.

Esta empreitada, cujos trabalhos se desenvolvem ao longo do ano, pretende dotar o Bairro da Bela Vista de condições de habitabilidade que garantam um maior conforto à população.

As intervenções de reabilitação dos pátios e logradouros, destinadas também a dissuadir comportamentos lesivos do património urbano, são realizadas de acordo com as características específicas de cada local, maximizando as potencialidades dos espaços.

Exemplo desta especificidade de obras é materializado no interior do quarteirão do bloco E2A, onde, em virtude da existência de duas zonas distintas, vai ser criado um anfiteatro multifuncional, com zonas de estadia na área superior.

O projeto “Reconversão dos Espaços Comuns da Bela Vista”, um investimento global de 1 milhão, 285 mil e 931,28 euros, é implementado no âmbito do programa RUBE – Regeneração Urbana da Bela Vista e Zona Envolvente. O montante de investimento é financiado por fundos comunitários com uma taxa de 65 por cento, no valor de 835 mil e 855,33 euros, canalizados através do PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

A requalificação dos espaços comuns é uma das quatro obras do programa RUBE que a Câmara Municipal de Setúbal tem em execução na Bela Vista, com o objetivo global de aumentar a qualidade do território, numa política assente em redes de suporte social entre vizinhos, dinamizadas em espaços qualificados para viver, trabalhar e fruir.

A reabilitação da rede de combate a incêndios, para reforço das condições de proteção e segurança, a criação de um mercado social, com funções de entreposto social de bens e serviços, e a execução de trabalhos complementares de beneficiação do Complexo Municipal de Piscinas das Manteigadas são as outras obras a decorrer.

Em desenvolvimento está também o projeto DizPositivo, num espaço nas instalações do Mercado 2 de Abril, próximo da Bela Vista, com o objetivo de prevenir as dependências e os comportamentos de risco da população, sobretudo jovens entre os 12 e os 18 anos.

A realização de documentários audiovisuais sobre a Bela Vista e o alargamento da ação “+ Ambiente” são outros projetos do RUBE que também já se encontram em fase de execução, assim como o Observatório Social da Bela Vista.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign