23 de Outubro de 2017
17º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
festroia 12 de Junho de 2013
Bem-vindos a Setúbal

Cerca de quarenta convidados do 29.º Festroia, festival a decorrer até dia 16, foram recebidos no dia 11, ao final da tarde, na Câmara Municipal de Setúbal, numa receção de boas-vindas.

Atores, júri e realizadores, como Jos Stelling, cineasta homenageado, há dois anos, com o Golfinho de Ouro de Carreira, estiveram presentes neste encontro, onde foram recebidos pelo vereador Manuel Pisco, em representação da presidente do Município, Maria das Dores Meira.

“Espero que gostem de vir a Setúbal e que seja uma boa oportunidade aos que cá vêm pela primeira vez”, salientou o vereador, que agradeceu à diretora do Festroia, Fernanda Silva, por trazer ao concelho gentes do universo cinematográfico através do festival que “é sempre bem-vindo”.

Fernanda Silva congratulou-se pelo apoio da Câmara Municipal à realização de mais uma edição do certame e pela receção no Salão Nobre dos Paços do Concelho, acolhimento que “acontece todos os anos”.

Vinhos e doçaria regional foram servidos aos convidados que, por estes dias, têm visitado a cidade, estando ainda previsto, a partir do dia 13, um programa organizado de passeios pela região, como a visita à Quinta da Bacalhôa.

A decorrer até dia 16, o Festival Internacional de Cinema de Setúbal recorda o seu fundador, Mário Ventura, numa mostra de 25 telas da autoria de Renzo Fegatelli, jornalista, escritor e pintor italiano, que acompanha o certame desde a primeira edição.

Retratos de Mário Ventura e de personalidades do mundo do cinema, que passaram pelo festival ao longo de quase três décadas, estão em exposição no foyer do Fórum Luísa Todi.

Este ano, o cinema da Bélgica está em destaque, com a exibição de trinta filmes, tendo o ator Jan Decleir, daquele país, sido homenageado na abertura da 29.ª edição do Festroia, com o Golfinho de Ouro de Carreira.

Até domingo, são exibidos mais de 170 filmes de 43 países, incluindo um ciclo dedicado ao amor com 14 longas-metragens europeias recentes, com sessões no Fórum Luísa Todi e no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

Em competição estão 15 filmes na Secção Oficial, produzidos em países como Finlândia, Noruega, Islândia e Chile. Destaque ainda para a coprodução Uruguai/Portugal “Darwin’s Corner”, a apresentar nas Primeiras Obras, e para os 21 documentários com temáticas atuais na secção O Homem e a Natureza.

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se no dia 15, às 21h00, no Fórum Luísa Todi.

Integradas na Mostra do Cinema Português estão as quatro curtas-metragens vencedoras do “Curtas Sadinas 2013”, concurso promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, patrocinador principal do certame cinematográfico.

Este ano, o Festroia oferece vinte bilhetes em cada sessão a pessoas em situação de desemprego, além de promover sessões infantis, à terça e quinta-feira, às 11h00, no Cinema Charlot, gratuitas para as escolas.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign