21 de Outubro de 2017
17º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
cultura 14 de Outubro de 2014
Bibliotecas escolares com atividades

O mês e dia das bibliotecas escolares são assinalados em Setúbal, ao longo de outubro, com um conjunto de atividades comemorativas que incluem animações de leitura, ateliers temáticos e encontros com autores.

“A tua Biblioteca Escolar: um mapa de ideias” dá tema ao Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, iniciativa à qual a Câmara Municipal de Setúbal se associa pelo décimo primeiro ano consecutivo.

Em Setúbal, nas mais quatro dezenas de espaços de aprendizagem, são promovidas visitas guiadas, desafios e animações de leitura e concursos de escrita e leitura, atividades no âmbito da iniciativa de âmbito internacional.

A promoção das bibliotecas escolares enquanto recurso de aprendizagem e de apoio às ações e aos programas de leitura é o principal objetivo do conjunto de iniciativas que assinala o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.  

No dia 27 é assinalado o Dia Nacional das Bibliotecas Escolares, efeméride festejada nas várias escolas do concelho com atividades que pretendem envolver a comunidade educativa em torno da leitura.

Neste dia, as 42 bibliotecas escolares do concelho dinamizam, em simultâneo, a iniciativa “10 Minutos de Leitura/Parar para Ler!”, atividade que decorre das 11h00 às 12h00 e das 14h30 às 15h30.

Eventos pontuais são também realizados nos vários agrupamentos escolares no âmbito do Dia Nacional das Bibliotecas Escolares, que fomenta o convívio e a troca de experiências de leitura entre diferentes grupos etários.

Na EB Barbosa du Bocage, no dia 20, realiza-se a palestra “Contexto Histórico das Bibliotecas em Portugal”. A mesma escola promove, a 29, um encontro com o escritor João Gonçalves.

O Agrupamento de Escolas de Azeitão dinamiza a exposição “Biblipoemas”, mostra de textos elaborados pelos alunos nos vários estabelecimentos de ensino com base no poema de Fernando Pessoa “No comboio descendente”.

Já na EBS Lima de Freitas, a 30, é apresentado à comunidade escolar “Crónicas Vitorianas”, obra literária de Giovanni Licciardello que junta um conjunto de reflexões do autor publicadas ao longo de cinco anos no jornal “O Setubalense”.

Mais iniciativas culturais decorrem noutras escolas do concelho no âmbito do Dia Nacional das Bibliotecas Escolares, que pretende incentivar o imaginário e à estética da escrita, assim como incrementar hábitos de leitura.

As atividades do mês e do dia das bibliotecas escolares são promovidas pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal que integra representantes da DRELVT – Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares e da Câmara Municipal de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign