22 de Outubro de 2017
13º
max. 20º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
vela 30 de Maio de 2017
Bicascos cortam águas do Sado

Cerca de três dezenas de embarcações participaram, este fim de semana, na prova de vela “Sadocat 2017 – XVII Raid Bicasco”, com regatas realizadas entre o Estuário do Sado, em Setúbal, e a costa atlântica, em Troia.

A competição náutica, organizada pelo Clube de Vela do Sado em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito dos 14.os Jogos do Sado, deu, ao longo dos dois dias, um novo colorido ao Sado, com as 27 embarcações participantes a fazerem-se à água a partir da Praia da Saúde.

As regatas, cada uma na distância de 17 milhas náuticas, contaram a participação de embarcações nas classes Dart18, HobieCat16 e F18, tripuladas maioritariamente por equipas portuguesas provenientes de vários pontos do país. Participaram ainda duas equipas internacionais, uma francesa e uma britânica.

Na classificação geral, domínio para o Clube de Vela do Sado e para a classe de embarcações Dart18, com a dupla Luís Santos e João Santos a sagrar-se vencedora. Seguiram-se, na segunda e na terceira posições, igualmente do clube de Setúbal, Rui Duarte e Lena Murta e António Santos e Gonçalo Martins.

A prova náutica, que contou com a participação de um total de 54 velejadores, em representação de oito clubes de todo o país, foi assistida, ao longo dos dois dias, de acordo com a organização, por mais de quatro centenas de pessoas em vários pontos da frente ribeirinha da cidade.

O “Sadocat 2017 – XVII Raid Bicasco” incluiu duas regatas em percursos distintos. No sábado, com o vento a soprar fraco de sudoeste/oeste, as embarcações realizaram um percurso no Estuário do Sado, enquanto no domingo, já com vento forte de sudoeste, a regata decorreu dentro e fora do rio.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign