17 de Dezembro de 2017
max. 15º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
escolas 29 de Abril de 2016
Bocage anima escolas

Aspetos da vida, personalidade e obra de Bocage são partilhados, até maio, em várias iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Setúbal com parcerias, em escolas do concelho.

A exposição, itinerante, “Bocage, setubalense… Registo do homem e do seu tempo”, inteiramente dedicada à figura do poeta, integra as Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, programa organizado pela Câmara Municipal de Setúbal a decorrer ao longo de um ano, até setembro.

Além de apontamentos biográficos sobre o poeta, a mostra, dinamizada pela autarquia, através do Arquivo Municipal de Setúbal, constituída por quatro painéis informativos, inclui curiosidades sobre a presença de Bocage como fator de inspiração na criação de marcas, produtos e outros elementos.

“Bocage, setubalense… Registo do homem e do seu tempo” apresenta ainda várias estrofes da autoria de Elmano Sadino, enquadradas com cada uma das musas que o pintor Fernando Santos representou no quadro, em 1929, que dedicou ao poeta.

A mostra, patente na última edição da Feira de Sant’Iago, pretende aproximar os alunos da identidade e do quotidiano do poeta, bem como constituir-se como um espaço de recordação e divulgação da sua vida e obra.

Os quatro painéis que compõem a exposição, que inclui ainda uma pequena recriação histórica, inspirada na época contemporânea do poeta, estiveram, entre os dias 4 e 15 de abril, na Escola Secundária de Bocage e, até 29, na EB Luísa Todi.

A iniciativa prossegue entre os dias 2 e 13 de maio na EB Barbosa du Bocage e entre 16 de maio e 3 de junho na Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago.

Além da exposição “Bocage, setubalense… Registo do homem e do seu tempo”, o Arquivo Municipal de Setúbal está envolvido, numa parceria com o Teatro do Elefante, nas animações “Bocage à Solta” e “Passeata de Bocage”.

Nestas encenações, o ator Fernando Casaca assume a figura de Bocage para transmitir aos estudantes aspetos significativos da vida do poeta, como a infância, as aventuras e a morte.

Em abril houve sessões no dia 5, na EB de Azeitão, enquanto a EB Luísa Todi recebe, hoje, as animações a cargo de Fernando Casaca.

A EB+S Ordem de Sant’Iago recebe no dia 16 a animação “Bocage à Solta”, a cargo do Teatro do Elefante, e uma atividade de leitura de rábulas em torno do poeta, dinamizada com a AGAPE – A Grande Aventura Por Explorar, também em parceria com o Arquivo Municipal de Setúbal.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign