17 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
bocage 12 de Outubro de 2015
Bocage inspira roteiro pedonal

A poesia bocagiana vai ocupar, literalmente, um lugar em Setúbal através de um roteiro pedonal pela Baixa da cidade no âmbito do projeto “Bocage na Rua – 30 Poemas”, desenvolvido pela Teatro Estúdio Fontenova, em parceria com a Câmara Municipal.

A iniciativa, no âmbito das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, a decorrer até setembro de 2016, consiste na instalação de 15 estruturas de mobiliário urbano onde se poderá ler, em cada uma, dois poemas da autoria de Manuel Maria Barbosa du Bocage.

O projeto, apresentado no dia 10 à tarde, nas instalações Galeria Municipal do Banco de Portugal, começa a ganhar formato em janeiro, altura em que se prevê a instalação da primeira estrutura.

Após a implantação de todas as 15 estruturas, vai ser possível ler-se em locais específicos das ruas da Baixa de Setúbal um total de trinta poemas de Bocage, numa experiência que cria um roteiro pedonal através do qual são estabelecidos paralelismos diretos com factos biográficos do poeta.

O diretor do Teatro Estúdio Fontenova, José Maria Dias, adianta que os poemas publicados nas estruturas são lidos por figuras públicas do panorama cultural português e com algum tipo de relação com Setúbal.

Essas participações são gravadas em vídeo e disponibilizadas em plataformas online, sendo que quem passar pelas estruturas terá acesso às declamações na internet, por exemplo, através da leitura de códigos QR, disponibilizados nos respetivos locais.

José Maria Dias refere, ainda, que artistas plásticos do concelho serão convidados a realizar intervenções artísticas em cada uma das 15 estruturas a instalar no âmbito do projeto, transformando-as em obras de arte.

As estruturas são disponibilizadas ao público faseadamente, em inaugurações que incluem apontamentos culturais ao vivo, e, no final, é criado um guia de todo o circuito pedonal, o qual se encontra em fase de finalização.

A apresentação de “Bocage na Rua”, projeto que tem também como objetivo o enriquecimento do património urbano de Setúbal, contou ainda com a presença do vereador Manuel Pisco, em representação da Câmara Municipal de Setúbal, e com uma performance de Eduardo Dias e Bruno Morais, que leram, ao som de piano, vários poemas bocagianos.

Os vídeos de figuras públicas a declamar a poesia de Bocage entretanto produzidos serão apresentados publicamente numa sessão conjunta a realizar no final do projeto.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign