16 de Dezembro de 2017
12º
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
bocage 16 de Setembro de 2016
Bocage na Rua termina em festa

As três últimas estruturas artísticas do percurso pedonal “Bocage na Rua – 30 Poemas” foram inauguradas no dia 14, numa noite que culminou com um espetáculo que juntou música, poesia e projeção de luz, na Baixa de Setúbal.

O projeto, promovido pelo Teatro Estúdio Fontenova e pela Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, conta com um total de quinze estruturas, com intervenções plásticas e poemas inscritos, inauguradas entre julho e setembro.

As três últimas peças, reveladas na noite de dia 14, num evento que contou com a participação do vereador da Cultura, Pedro Pina, e do diretor do Teatro Estúdio Fontenova, José Maria Dias, formam um percurso que começa na Rua Arronches Junqueiro, junto do antigo Estanqueiro do Tabaco, onde está a estrutura 13.

Prosseguindo o passeio até ao Largo da Misericórdia, a décima quarta estrutura, localizada junto da Rua Álvaro Castelões, evoca o espaço de convívio da antiga Rua das Tabernas. Já na Praça de Bocage, antigo Largo do Sapal, situa-se a décima quinta e última estrutura.

A visita a cada uma destas estruturas é feita através de um percurso pedonal pelo centro histórico de Setúbal, num itinerário definido que termina na Praça de Bocage, local onde se realizou, no dia 14 à noite, um espetáculo de encerramento do projeto “Bocage na Rua – 30 Poemas”.

“Podemos dizer que tivemos música inédita em palco e poesia de Bocage à janela. Tudo junto com um espetáculo de vídeo a ser projetado na parede da Igreja de São Julião”, assinala José Maria Dias.

O diretor do Teatro Estúdio Fontenova acentua ainda que o facto de o evento, por ter sido em noite de véspera de feriado municipal, ter trazido mais pessoas do que nas anteriores inaugurações de estruturas, o que assegurou maior projeção à iniciativa.

“As estruturas têm dois tipos de visibilidade, de noite e de dia, e é interessante visitá-las nas duas vertentes. De uma forma geral, o balanço deste projeto é mais do que positivo. Abrangeu todo o tipo de população e despertou curiosidade nas pessoas. É um projeto inovador, interessante e inédito”, frisa.

Em cada uma das quinze estruturas, o público pode ler dois poemas e admirar intervenções de artistas plásticos que remetem para curiosidades literárias ou biográficas de Bocage no período em que o poeta viveu em Setúbal, onde nasceu em 1765.

O percurso pedonal da rota “Bocage na Rua – 30 Poemas” tem início na Rua Luís de Camões e passa pela Avenida 5 de Outubro, pela Rua Augusto Cardoso e pelo Largo da Ribeira Velha. Prossegue pela Avenida Luísa Todi, onde existem três estruturas, e pelo Museu do Trabalho.

Continua pela Igreja de São Sebastião, pela Casa Bocage, pelo Jardim do Quebedo e pelo Largo de Santa Maria. As restantes, inauguradas no dia 14, são, como referido, na Rua Arronches Junqueiro, no Largo da Misericórdia/Rua Álvaro Castelões e na Praça de Bocage.

Este projeto proporciona, ainda, a apresentação em vídeo da interpretação dos poemas divulgados em cada estrutura instalada na via pública, com o público a poder aceder aos conteúdos no Youtube e através de códigos QR, legíveis por smartphones ou outros aparelhos eletrónicos com acesso à internet.

“Bocage na Rua – 30 poemas” foi um dos destaques do programa das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, que, após um ano de atividades que devolveram ao quotidiano da cidade a atualidade do pensamento e da obra do poeta sadino, teve o encerramento oficial no Dia da Cidade, 15 de Setembro.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign