13 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 6º
notícias
iniciativas em destaque
teatro 01 de Abril de 2016
Bocage nas escolas e freguesias

Bocage inspira quatro espetáculos cénicos que partilham, entre abril e junho, em escolas e nas cinco freguesias do concelho de Setúbal, fragmentos da vida, da personalidade e da obra do poeta setubalense.

As sessões, de entrada gratuita mediante inscrição, são dinamizadas no âmbito das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, programa organizado pela Câmara Municipal de Setúbal a decorrer ao longo de um ano, até setembro.

“Fábulas de Bocage”, encenação pelo Projeto GoG com interpretações de João Brás e Luís Santiago e direção de Carlos Curto, é um dos espetáculos a decorrer no âmbito do projeto municipal Teatro nas Escolas, com dez sessões em jardins de infância até ao final do ano letivo. Em abril, a animação teatral vai às escolas básicas da Brejoeira, dia 5, às 10h00, e do Bairro Afonso Costa, a 12, às 10h30.

Já o ator José Nobre leva às escolas “A História de Bocage, 40 anos em 40 minutos”, animação para o público escolar, neste cado dos 2.º e 3.º ciclos e do secundário, igualmente integrada do Teatro nas Escolas, com 15 sessões de partilha dos aspetos mais significativos da vida do poeta setubalense, ilustrados por fragmentos da poesia autobiográfica, sarcástica, política e lírica. 

Em abril há sessões no dia 6, às 15h15, na Escola Secundária Sebastião da Gama, a 7, às 08h25, na Secundária de Bocage, e a 21, às 14h25 e às 15h30, na EB de Bocage. O espetáculo vai ainda, nos dias 28 e 29, às 10h15, respetivamente, à EB de Aranguez e à Secundária D. Manuel Martins.

Ainda no âmbito do Teatro nas Escolas, projeto cujas inscrições devem ser feitas na Divisão de Educação da autarquia (265 547 900 e diedu@mun-setubal.pt), e das Comemorações dos 250 Anos do Nascimento de Bocage, o TAS – Teatro Animação de Setúbal dinamiza, entre maio e junho, a encenação “Bocage vai à Escola”, com 25 sessões em estabelecimentos do 1.º ciclo, numa aula para alunos e professores, com perguntas e respostas sobre a vida e obra do poeta.

As artes cénicas não se ficam pelas escolas, com “O Mundo Fabuloso de Bocage”, peça do GATEM – Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico a percorrer o território setubalense, entre abril e junho, com sessões da encenação que divulga a personalidade e obra do poeta através de fábulas do próprio e de outras que traduziu de La Fontaine, apresentadas no âmbito do projeto Teatro nas Freguesias.

O Sado é a primeira freguesia a receber a mais recente produção do GATEM, a 10 de abril, às 11h00, na União Cultural Desportiva e Recreativa Praiense. Já a 17, a peça do Espelho Mágico vai a São Sebastião, para uma sessão, igualmente às 11h00, no Grupo Desportivo Independente.

Em maio, “O Mundo Fabuloso de Bocage” tem duas apresentações agendadas. A primeira na freguesia de Azeitão, no dia 15, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, e a segunda na União das Freguesias de Setúbal, a 22, na Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense, ambas com início às 11h00.

Já em junho, a 19, há uma encenação no território de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, sessão agendada para as 16h00, na Cooperativa de Habitação e Construção Económica Força de Todos.

Para assistir às sessões de “O Mundo Fabuloso de Bocage” devem ser feitas inscrições nas juntas de freguesia respetivas e, no caso de Azeitão, na Perpétua Azeitonense.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign