15 de Dezembro de 2017
12º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
exposição 20 de Junho de 2016
Bonfim acolhe esculturas em cerâmica

Uma exposição de cerâmica, com doze esculturas de Nikolay Amzov, foi inaugurada no dia 20 à tarde no Parque do Bonfim.

“A Alquimia da Cerâmica” é o título da mostra, realizada com o patrocínio da Câmara Municipal de Setúbal, com uma seleção de trabalhos do artista búlgaro, que expõem uma síntese e o cruzamento das visões retratadas na célebre obra de Rafael “A Escola de Atenas”.

“Código Cósmico”, “Metamorfose”, “Estrela Flamejante”, “Nau Celeste”, “Vaivém Espacial”, “Esfera”, “Ovo Cósmico”, “Amor”, “Aurora”, “Cruz”, “Turbilhão” e “Harpa” são as doze esculturas de “A Alquimia da Cerâmica”, com composições que incluem azulejos em diversas cores.

As raízes de cultura popular búlgara e a omnipresença das geometrias essenciais são traços que identificam o trabalho do escultor, mestre em Escultura, Pintura e Cerâmica Artística na Academia de Artes de Sófia, tendo sido diretor do Museu de Cerâmica de Businci.

“Esta exposição permite estreitar as relações entre a Bulgária e Setúbal e aproximar os povos”, enalteceu a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, para a cerca de meia centena de pessoas presentes na inauguração. “A cultura é uma ferramenta fundamental para dar conhecer outros costumes.”

O embaixador da Bulgária, Todor Stoyan, também esteve presente, juntamente com o artista Nikolay Amzov e o arquiteto Luís Paixão, que colaborou na realização da exposição, a qual forma um projeto de arte pública urbana, patente no Parque do Bonfim.

"Todas as cores das peças de cerâmica são as cores da Bulgária, ou seja, esta é uma exposição que mostra um pedaço do país”, afirmou Todor Stoyan.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign