19 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
renovação 19 de Julho de 2017
Borboletas voltam à Bela Vista

As 18 borboletas da peça Metamorfose, uma das esculturas instaladas na via pública no âmbito do projeto municipal O Museu está na Rua – Núcleo Museológico Urbano da Bela Vista, voltaram às posições originais depois de renovadas por alunos do 1.º ciclo.

A ação foi dinamizada no âmbito do Festival da Primavera, iniciativa do serviço educativo do projeto escultórico inovador de requalificação urbana criado nos bairros da Bela Vista pela Câmara Municipal de Setúbal a partir de 2013, da autoria do artista plástico João Limpinho, composto por 16 obras, concebidas com a colaboração de moradores e alunos a partir de equipamentos industriais desativados, recuperados e transfigurados plasticamente.

Graças ao Festival da Primavera, simbolicamente, como num ciclo de vida – ovo, lagarta, crisálida e borboleta –, as 18 esculturas que formam a obra Metamorfose foram às escolas para renovação da pintura das asas e, desde 1 de julho, voltaram a casa.

A iniciativa, que contou com o envolvimento de cerca de um milhar de alunos de 15 estabelecimentos de ensino de todos os agrupamentos da rede escolar do concelho, incluiu visitas a O Museu está na Rua – Núcleo Museológico Urbano da Bela Vista e projeto artístico nas escolas.

Antes do regresso à Bela Vista, as borboletas renascidas das mãos de alunos e professores, cujas asas foram criadas a partir das chapas interiores de portas de automóveis e pintadas originalmente por estudantes, estiveram expostas no Há Festa no Parque, iniciativa municipal de celebração do final do ano letivo no Jardim do Bonfim, realizada a 3 e 4 de junho.

O Festival da Primavera, de reforço das relações com as escolas, a família e a comunidade, é um dos projetos dinamizados pelo serviço educativo de O Museu está na Rua – Núcleo Museológico da Bela Vista.

A par de ações específicas, como a que decorreu com a escultura Metamorfose, o serviço educativo disponibiliza regularmente visitas guiadas ao núcleo museológico, a partir de percursos temáticos e adaptados a diferentes faixas etárias.

As visitas, que incluem a participação em ateliers relacionados com as esculturas, realizam-se mediante marcação, feita através do endereço de correio eletrónico museuestanarua@mun-setubal.pt ou dos contactos telefónicos 910 718 473 e 265 751 003.

O Museu está na Rua – Núcleo Museológico Urbano da Bela Vista permite trabalhar com os alunos as memórias coletivas da vivência industrial de Setúbal e, em simultâneo, promover as relações interculturais da cidade e apostar na participação dos moradores como parte do projeto.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign