18 de Outubro de 2017
17º
max. 20º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
exposição 03 de Abril de 2017
Bordados mostram saber na biblioteca

Tricot, crochet e bilros são algumas das técnicas ancestrais que o grupo do “Espaço Artelinhas & Tecidos” dá a conhecer numa exposição com mais de meia centena de trabalhos, inaugurada na tarde de dia 3, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

“Saberes de Ontem, Partilha de Hoje” dá título à exposição, que reúne, até dia 21, no auditório daquele equipamento municipal, exemplos do trabalho artesanal que é produzido no projeto que nasceu no âmbito do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, em desenvolvimento no território da Bela Vista.

“Esta é apenas uma pequena amostra de várias técnicas de trabalho que são utilizadas no grupo”, explicou Maria do Céu Ferreira, artesã que, juntamente com Alzira Mendes, Maria Heleno Rebelo, Maria Vicente, Olinda Martins, Teresa Récio e Maria Isabel Rita, expõe trabalhos na exposição.

Toalhas, naperons, cortinas, individuais e aventais fazem parte da panóplia de trabalhos artesanais que compõem a exposição, com algumas das peças disponíveis para serem adquiridas pelo público em geral. Os preços, de montante variado, consoante a dimensão e trabalho, oscilam entre os cinco e os 175 euros

“São trabalhos que recordam artes do antigamente e que, cada vez mais, são recuperados”, explicou Maria do Céu Ferreira sobre a exposição que representa o entusiasmo e empenho do grupo ativo de moradoras que integra e dinamiza regularmente o projeto.

O grupo “Espaço Artelinhas & Tecidos”, que trouxe à Biblioteca Pública Municipal de Setúbal “uma pequena amostra do talento das artesãs”, adiantou o vereador Carlos Rabaçal, “é um exemplo de persistência, regularidade e dinamismo no âmbito do Nosso Bairro, Nossa Cidade”.

Este projeto, atualmente com um espaço de trabalho no Mercado 2 de Abril, “pode vir a evoluir para uma forma mais estruturada e consolidada, como por exemplo seguir a via comercial”, explicou o autarca, que realça a pertinência desta ação. “É emblemática e fomenta cada vez mais a participação das pessoas.”

Igualmente presente na abertura da exposição, a vereadora Carla Guerreiro agradeceu às artesãs a oportunidade de partilharem os trabalhos. “Obrigado por terem trazido estes trabalhos fantásticos que são o fruto do trabalho que cada uma de vós idealizou e concebeu com saberes de outros tempos.”

Já o presidente de Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, que lançou o desafio de levar este trabalho às escolas, destacou que o projeto é uma “boa forma de ocupar o tempo com qualidade”. Acrescentou que “estes são valores culturais importantes que não se podem perder”.

“Saberes de Ontem, Partilha de Hoje” está patente até 21 de abril na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, localizada na Avenida Luísa Todi, podendo ser visitada no auditório daquele equipamento de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00.

A exposição é mais um dos exemplos do espírito de participação ativa do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, em desenvolvimento desde 2012 no território que engloba os bairros da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Manteigadas e Quinta de Santo António.

Este programa municipal é dinamizado graças ao papel ativo dos moradores, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de São Sebastião, que assenta na premissa de que todas as ações devem ser protagonizadas pelos próprios, promovendo a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign