18 de Outubro de 2017
14º
max. 18º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
Requalificação 06 de Outubro de 2011
Bosque celebra República

As memórias da implantação da República são evocadas no Bosque do Centenário, novo espaço urbano de lazer em Setúbal, com cem árvores e mais de meio milhar de arbustos, inaugurado no dia 5 pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira.

“O Bosque do Centenário, com cem árvores de espécies autóctones, é um monumento vivo. É um lugar de memória que evoca a fundação da República Portuguesa e estimula, simultaneamente, atitudes de cidadania urbana”, sublinhou a autarca na cerimónia de inauguração do equipamento.

A criação do Bosque do Centenário resulta de um projeto de âmbito nacional, apresentado aos municípios pela Comissão para as Comemorações do Centenário da República.

“Redesenhámos uma nova geografia verde no Concelho, cumprindo um dos mais acarinhados valores, muito cedo apontados pela República – o culto da árvore – exaltando a sua importância, a vários títulos, na paisagem humana”, vincou Maria das Dores Meira.

A autarca recordou, igualmente, o pioneirismo de Setúbal na implantação do novo regime. “O republicanismo foi conhecido e vingou entre os setubalenses desde muito cedo e foi na nossa cidade, em 1909, que o Partido Republicano Português ousou assumir a via revolucionária para a tomada de poder, para o derrube da monarquia.”   

Em diversos pontos de passagem da nova área de lazer, foram instaladas placas com relatos históricos de relevo associados à implantação da República.

O Bosque do Centenário, localizado em Vale do Cobro, numa área confinada entre a Avenida das Descobertas e a Rua Cristóvão Colombo, requalificou um espaço expectante, descaracterizado e em terra batida.

A área de intervenção, com mais de 4300 metros quadrados, conta com cem árvores de sete espécies e com 537 arbustos, plantas oferecidas pelo grupo Portucel Soporcel.

O espaço possui ainda mais de três mil metros quadrados de relvados, além de diverso mobiliário urbano, como papeleiras e bancos, num investimento da Autarquia da ordem dos 67 mil euros que contemplou, também, a instalação de um sistema de rega automático, a criação de novos caminhos de ligação e a requalificação dos acessos circundantes.

“É mais um grande espaço verde no território do nosso concelho que dá continuidade a um vasto plano de construção e de beneficiação de parques, que, sendo uma necessidade imperiosa, revertem em contributo indispensável para o bem-estar de todos”, frisou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

Maria das Dores Meira destacou o envolvimento e colaboração da Portucel Soporcel, pelo contributo em múltiplas áreas do município e, neste caso particular, pela oferta das árvores e dos arbustos plantados no Bosque do Centenário.

“Acrescentamos riqueza ao País. Mas também acrescentamos qualidade de vida às populações e é com grande orgulho que nos associamos a este projeto meritório, que dá alma verde a este espaço urbano”, referiu Ana Nery, da Soporcel Portucel.

A iniciativa de construção do Bosque do Centenário insere-se também no programa municipal “Setúbal Mais Bonita”, que envolveu voluntários na plantação das árvores e arbustos, dia 24 de setembro.

O presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, orgulhoso com a abertura de “um espaço com a face mudada”, enalteceu a “capacidade mobilizadora impar da Câmara Municipal de Setúbal” no envolvimento da população “para projetos de embelezamento urbano”.

Na inauguração do novo espaço verde, num gesto simbólico, foi plantada a última árvore do bosque, ato a que se associaram membros do Executivo municipal e muitos populares.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign