17 de Outubro de 2017
17º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
música 17 de Março de 2014
Brace Yourself saltam para a final

Os Brace Yourself reservaram um lugar na final do 10.º Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal ao vencerem a segunda eliminatória da prova, realizada no 15, à noite, na Capricho Setubalense.

A banda de Faro, a atuar pela primeira vez em Setúbal, conquistou o júri do concurso debitando sonoridades metal/hardcore. A prestação valeu ao conjunto um passaporte para a final deste evento integrado no m@rço.28, programa que assinala localmente o Mês da Juventude.

Na eliminatória participaram ainda os Arde, de Sintra, e Just Under, banda de Tomar classificada no segundo lugar e ainda com hipótese de atingir a final por método de repescagem. Os Raça, de Lisboa, desistiram a poucas horas do início da prova, situação que impediu que uma outra banda fosse designada em substituição.

Duzentos e cinquenta quilómetros separam Faro de Setúbal, mas a distância não demoveu os Brace Yourself de participar na prova. O esforço acabou por compensar. “Não fazíamos ideia que iríamos ter tanta gente a puxar por nós. Foi um bom concerto”, indica João Almeida, guitarrista da banda. “Agora venha a final!”

A chegada foi um pouco atribulada, até porque era a primeira vez que a banda viajava até Setúbal. Encontrar a Capricho Setubalense, palco do 10.º Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal, foi um desafio. “A orientação da malta não é a melhor”, confessa, entre risos.

O ambiente e as perto de duas centenas de pessoas que assistiram ao concerto foram fatores de motivação extra. “O espaço é fantástico para este tipo de iniciativas”, sublinha João Almeida, ao adiantar que a possibilidade de participação no concurso foi apresentada por um promotor de bandas do Algarve.

Os Brace Yourself, juntos há dois anos, começaram a levar o projeto musical mais a sério há menos de um. Inspiram-se em vários estilos e procuram aprender de tudo um pouco. No final do mês, nova viagem a Setúbal para disputar a final, com os níveis de confiança “em alta”.

Na segunda eliminatória do “10.º Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal” atuaram ainda, como convidados, os Surveillance, grupo vencedor da edição transata do evento.

Além dos Brace Yourself, o lote de finalistas da décima edição do concurso inclui as bandas setubalenses Oleo, vencedores da primeira eliminatória, e EMMA, que triunfaram numa pré-eliminatória destinada exclusivamente a grupos do concelho.

A terceira e última eliminatória do 10.º Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal realiza-se no sábado, às 22h00, na Sociedade Musical Capricho Setubalense, com entrada livre, em que participam os grupos Stonedead, de Alcobaça, Tsunamiz, Seixal, Wack, Odivelas, e Tio Rex, Setúbal.

O júri do concurso é composto por Pedro Brinca, do jornal Setúbal da Rede, Hugo Tavares, pela Câmara Municipal, João Miguel Fernandes, da Fábrica de Artistas de Setúbal, Fábio Batista, em representação da Capricho Setubalense, e Tiago Pereira, da Rádio Super FM.

O vencedor desta competição, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Capricho Setubalense, é premiado com atuações na Feira de Sant’Iago, um dos maiores certames realizados a sul do Tejo, e no Festival Rock no Sado, bem como a gravação de um single e um cheque de mil euros.           

A nível de prémios, além dos anunciados para o primeiro lugar, o 10.º Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal, entrega 700 euros ao segundo lugar, 500 ao terceiro, 200 ao quarto e 100 ao quinto.

A Banda do Público é premiada com uma atuação na Feira de Sant’Iago, prémio atribuído, igualmente, à Melhor Banda do Concelho, que ganha ainda a oportunidade de gravação de quatro temas numa produtora e um cheque de 500 euros.

O 10.º Concurso de Bandas de Garagem de Setúbal é organizado pela Câmara Municipal, em parceria com a Sociedade Musical Capricho Setubalense, no âmbito do programa do Mês da Juventude, m@rço.28.

A prova conta com os apoios das juntas de freguesia de São Sebastião, do Sado e de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, e ainda da União de Freguesias de Setúbal, Rádio Super FM, Palco Principal, Fernando Galiére – Produções Musicais, Setúbal na Rede e Banco Espírito Santo, bem como dos festivais Rock no Sado e Super Bock Super Rock.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign