23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
triatlo 10 de Abril de 2017
Bruno e Vanessa vencem triatlo longo

Bruno Pais e Vanessa Pereira foram os grandes vencedores da primeira edição do Setúbal Triathlon, competição de triatlo longo realizada no dia 9, com segmentos de natação, ciclismo e corrida, em que participaram perto de quatro centenas de atletas.

Bruno Pais, triatleta do Estoril Praia Futebol Clube, um dos favoritos à vitória, não desiludiu e completou o desafio organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela HMS Sports, composto por 1,9 quilómetros de natação, 90 de ciclismo e 21,1 de corrida, em 04h15m34s.

O atleta do triatlo longo, que na conferência de imprensa de antevisão do Setúbal Triathlon anunciou que queria terminar a prova em cerca de quatro horas, acertou na previsão, tendo completado os segmentos de natação em 25m54s, de ciclismo em 02h27m32s e de corrida em 01h19m32s.

Bruno Pais, que assumiu a liderança da prova desde o início, teve concorrência forte, sobretudo de Rui Dolores, do AMICICLO – Amigos do Ciclismo de Grândola, classificado em segundo lugar com o tempo de 04h19m38s, e do espanhol Iñaki Pena-Manso Carral, da Cidade de Lugo Fluvial, que ficou em terceiro com 04h23m09s.

Nas mulheres, a vitória sorriu a Vanessa Pereira, triatleta do Atlético Clube de Portugal, que regressou a Setúbal para competir pela primeira vez na distância longa. Na cidade sadina, a atleta superou os mais de cem quilómetros de distância da prova com o tempo de 05h04m09s, destacando-se das opositoras no ciclismo.

O pódio feminino do Setúbal Triathlon ficou completo com as triatletas Abigail Brooks Santana, a competir a título individual, no segundo lugar com o tempo de 05h14m06s, e Liliana Veríssimo, do Núcleo Sportinguista da Golegã, no terceiro com 05h16m55s.

“Este foi um evento pensado para os atletas e isso contribuiu para que todos conseguissem usufruir ao máximo da cidade”, destacou o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, que entregou prémios no final da primeira edição do Setúbal Triathlon.

A competição desportiva foi iniciada no Parque Urbano de Albarquel com a prova de 1,9 quilómetros de natação, a que se seguiram os 90 de ciclismo num circuito entre a cidade e a Serra da Arrábida. A prova de triatlo longo terminou com uma corrida de 21,1 quilómetros centrada na frente ribeirinha.

O autarca, ao salientar que o concelho “dispõe de excelentes condições para a realização de provas desportivas”, afirmou que a “estreia do Setúbal Triathlon dá continuidade à política de promoção da prática desportiva” depois da distinção em 2016 como Cidade Europeia do Desporto.

O diretor da HMS Sports, Hugo Sousa, mostrou-se entusiasmado com os resultados da primeira edição do evento desportivo. “Estou orgulhoso da prova e da forma como os triatletas reagiram às novidades. Mostraram no Setúbal Triathlon uma determinação e uma garra impressionantes para se superarem e triunfarem.”

O responsável considerou que o Setúbal Triatlhon “foi uma aposta ganha”, fruto do “apoio e da confiança que a Câmara Municipal de Setúbal depositou no projeto desde o primeiro momento”, o que classificou de “parceria fundamental para o sucesso”.

Paralelamente à competição, o Setúbal Triathlon, a primeira prova dos 14.os Jogos do Sado, disponibilizou ao longo do dia, no Largo José Afonso, na Avenida Luísa Todi, zona na qual esteve instalada a meta, um conjunto de iniciativas para o público, como animação musical por um DJ residente e atividades desportivas.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign