18 de Outubro de 2017
16º
max. 20º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
Centenário 23 de Novembro de 2011
Calafate homenageado em exposição

Versos de António Maria Eusébio foram lidos no dia 22, ao final da tarde, na Biblioteca Municipal, pelo bisneto, Rogério Peres Claro, na abertura da exposição que assinala o centenário da morte do poeta setubalense.

“António Maria Eusébio: o Calafate entre a Monarquia e a República” é o título da mostra documental e bibliográfica, patente até 17 de dezembro, que exibe também folhetos originais do poeta, agora pertencentes à família Peres Claro.

Os 92 anos de vida de António Maria Eusébio, nascido a 15 de dezembro de 1819, são retratados nesta exposição, que homenageia, como referiu o vereador André Martins, o “real valor deste genial poeta”.

Um poeta que cantou sobre as gentes setubalenses – o povo, os operários e os pescadores –, sobre a própria vida, desde a infância, sobre Bocage e sobre acontecimentos nacionais e do mundo, como a passagem do cometa Halley, em 1910.

Calafate de profissão, António Maria Eusébio retratou a passagem da Monarquia para a República, os confrontos entre patrões e operários, senhorios e inquilinos e os ideais socialistas e conservadores.

Alto, encorpado e de voz grossa, “Calafate”, que mal sabia ler, está associado aos primórdios do fado, cantando à desgarrada e compondo cantigas para guitarra que vendia a dez réis.

A morte do “cantador de Setúbal”, já parcialmente cego e pobre no fim da vida, a 22 de novembro de 1911, foi notícia no jornal “Elmano”: “(…) ainda há poucos dias percorria a cidade, falando baixinho, compondo e estudando as suas décimas que conservava de memória como se fosse novo.”

Também as homenagens, como a inauguração do busto, a 29 de dezembro de 1968, no Parque do Bonfim, e uma pintura a óleo do retrato de Calafate, de 1963, estão documentadas em recortes de jornal.

Os originais, tanto o retrato como o molde em gesso do busto, estão igualmente em exposição.

A mostra pode ser visitada até 17 de dezembro, de segunda-feira a sábado, das 13h00 às 19h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign