23 de Outubro de 2017
19º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
natal 22 de Dezembro de 2011
Câmara distribui cabazes e prendas

Cabazes e presentes de Natal para famílias carenciadas e crianças hospitalizadas foram distribuídos no dia 22 pela Câmara Municipal de Setúbal em instituições de solidariedade social e num hospital.

“Esta é uma iniciativa com génese no Gabinete de Saúde da Autarquia, que contactou empresas no sentido de contribuírem para a elaboração dos cabazes”, explicou a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, ao visitar a Santa Casa da Misericórdia de Azeitão e a delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa, duas das instituições encarregadas da distribuição dos cabazes.

Cada um dos 80 sacos distribuídos, elaborados com contributo de perto de três dezenas de empresas, pesa cerca de 15 quilos e contém um vasto leque de produtores alimentares, principalmente bens essenciais, além de chás, sumos, biscoitos e o tradicional bacalhau para a consoada.

“Este ano quadruplicou-se o número de cabazes” em relação ao ano passado, sublinhou Maria das Dores Meira, salientando o maior envolvimento das empresas e instituições na iniciativa.

A autarca indicou que a sociedade civil “há já muitos anos está ao lado da Câmara Municipal” no sentido de ajudar os mais carenciados. “Esse é o papel do Município, de ligar as pessoas e entidades, evitando quintas isoladas, que não dão frutos, e, assim, todos juntos, chegar cada vez a mais gente.”

Para a edil, a distribuição de cabazes e prendas “não se trata de uma espécie de ‘caridadezinha’, porque a alimentação e a dignidade são direitos essenciais de todos”.

A iniciativa, esclarece, “é apenas uma ‘lufadazinha’ de conforto, porque as pessoas, naturalmente, precisam de comer durante todo o ano”.

Na Misericórdia de Azeitão, em Vila Nogueira, vão ser distribuídos sacos com produtos alimentares por 40 utentes dos serviços de apoio domiciliário, de consultas de dia e do centro de dia. Os utentes abrangidos pela iniciativa são pessoas carenciadas e idosos, na maioria acima dos 70 anos.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Azeitão, Jorge de Carvalho, apontou a relevância do gesto, “com real impacte nas pessoas”, e a parceria entre a Autarquia e aquela instituição, a qual presta serviços a mais de mil pessoas.

“Devido à grande proximidade com as pessoas, temos uma melhor noção a quem devemos chegar primeiro e depositamos todo o empenho em entregar os cabazes aos mais necessitados”, afirmou.

A ação vai chegar ainda a mais 20 famílias, com a Cruz Vermelha a ser o ponto de distribuição de outros tantos cabazes de Natal. A organização estima que, no total, a iniciativa alcance 60 pessoas, entre idosos e desempregados, referenciadas pela Cruz Vermelha e pela Segurança Social.

O presidente da delegação setubalense da Cruz Vermelha, Duarte Machado, frisou que este constitui mais um contributo “para aquilo que é o dia a dia” da instituição, notando que, “nesta altura de dificuldades, a alma dos portugueses vem ao de cima”.

Duarte Machado agradeceu igualmente a iniciativa da Câmara Municipal e salientou que as diferentes parcerias com a Autarquia estão a chegar a cada mais gente “e a funcionar muito bem”.

A Cruz Vermelha conta, em Setúbal, com cerca de 80 colaboradores, entre profissionais e voluntários, sendo que estes, adiantou Duarte Machado, têm vindo a aumentar consideravelmente.

A presidente da Câmara Municipal visitou ainda o Hospital de S. Bernardo, onde distribuiu brinquedos por crianças internadas nos serviços de pediatria.

“Como normalmente sobram brinquedos, no início do ano distribuem-se os restantes por outras crianças necessitadas”, sublinhou Maria das Dores Meira.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign