15 de Dezembro de 2017
12º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
requalificação 06 de Junho de 2014
Campanha bonita começa na escola

Desporto, jardinagem e horticultura foram as temáticas escolhidas por alunos e professores na 4.ª edição do projeto “Setúbal Mais Bonita”, que começou no dia 6 para as escolas e decorre até 8 em vários pontos do concelho.

A pintura de bolas de basquetebol e voleibol, raquetas de pingue-pongue, pinos e outros materiais associados à prática desportiva ocupou a manhã dos alunos da EB n.º 2 do Faralhão.

O muro que envolve o campo de jogos foi, precisamente, o local escolhido para decorar a escola, que recebeu neste “Setúbal Mais Bonita”, além das tintas, plantas para os canteiros do recreio.

Ionut, aluno de 9 anos, é romeno e soletra o nome para que não haja enganos. Diz não saber se passou para o 4.º ano, mas com os “Muito Bom” em todas disciplinas não é difícil adivinhar que sim.

Neste dia diferente, em que uns correm para um lado e outros para o outro, quase esbarrando nos copos de iogurte aproveitados para levar as tintas em pequenas quantidades, fazem-se filas para, dois a dois, agarrarem nos pincéis: “Eu pintei de amarelo e a minha amiga Maria pintou de azul.”

O mesmo fazem os colegas Sandro e Francisco, que pintaram uma bola de voleibol e um pino, desenhados pelas professoras das Atividades Extracurriculares.

Já no edifício que acolhe três turmas da EB da Bela Vista e jardim-de-infância estão a ser pintados caracóis, borboletas, minhocas e muitas flores.

Uma das professoras que acompanham o Diogo, que prefere a borboleta, e a Maísa, o caracol, salienta que estão a “prolongar o jardim” e a horta que fizeram no muro interior da escola.

O vereador com o pelouro da Educação, Pedro Pina, não resiste em tirar fotografias para mais tarde recordar.

Mais do que requalificar espaços, este projeto que integra escolas do concelho vale, “acima de tudo, pela participação, pelo envolvimento das crianças, dos pais e dos professores”.

A EB da Bela Vista, igualmente visitada, quis transpor para três muros o bairro, o Sado e outros simbolismos como a “árvore da sabedoria” e as “plantas da integração”.

Cidadania e voluntariado são as duas componentes que caracterizam o “Setúbal Mais Bonita”, que, embora ainda no início, “vai-se saldar num grande sucesso” como acredita a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira.

Este projeto, com a “participação ativa dos cidadãos”, é uma forma de educar. Educação “pelo trabalho, pelo respeito, pela responsabilidade” de quem se envolve.

A quarta edição do “Setúbal Mais Bonita” traz novidades como a participação de um grupo de motards que se dispôs a pintar fachadas de alguns prédios localizados num largo no centro histórico, além da decoração da Rua Dr. Paula Borba, na Baixa comercial, com inauguração no dia 6, às 18h00.

“É a recriação do nosso rio, espalhado pela ‘Rua dos Ourives’”, conta a presidente, que se congratula pelo trabalho de “meses e meses dos comerciantes, dos funcionários e suas famílias”.

No dia 6, as lojas ficam abertas até à meia-noite, com oferta de moscatel e outros produtos da região.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign