23 de Outubro de 2017
13º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
cidadania 30 de Maio de 2014
Campanha embeleza cidade

Mais de centena e meia de ações de requalificação, no espaço urbano e em escolas, estão programadas na 4.ª edição do projeto assente no voluntariado “Setúbal Mais Bonita”, que decorre nos dias 6, 7 e 8 de junho.

Limpeza de espaços verdes e de graffiti, plantação de árvores, pintura de paredes e de bancos de jardim e, pequenas reparações e requalificação de mobiliário urbano, além da recolha de lixo, foram algumas das intervenções anunciadas pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, no dia 30, em conferência de imprensa de apresentação desta edição “Setúbal Mais Bonita”, na Casa da Baía.

Ao lado de Carlos Barbot, das tintas Barbot, principal parceira da edição de 2014, “sem a qual tudo seria mais difícil”, Maria das Dores Meira apelou “à participação de todos os cidadãos, associações, empresas e outras instituições nesta gigantesca ação”.

A autarca convidou os setubalenses e azeitonenses a fazerem parte des “festa da cidadania”, que envolve a colaboração de voluntários e o apoio mecenático, de “transformação da sua cidade” e “construção de uma cidade melhor e mais bonita”.

Desde 2011, indicou, “Setúbal dá o exemplo ao País com esta iniciativa que envolve centenas de voluntários e a conjugação de muitas boas vontades, em especial de mecenas, para que a cidade e o concelho fiquem mais bonitos”.

O primeiro dia da “Setúbal Mais Bonita”, 6 de junho, uma sexta-feira, é dedicado a pequenas remodelações ou reparações em quase vinte escolas.

Da pintura de um muro à limpeza de graffiti ou à manutenção de espaços verdes, estas são algumas intervenções a ser desenvolvidas nos estabelecimentos de ensino, principalmente por professores, alunos e pais.

O sábado e o domingo, dias 7 e 8, são dedicados a intervenções de caráter geral, como as 138 já identificadas, a que se juntarão outras que entretanto surjam de grupos de cidadãos que “tomam a iniciativa de fazer pinturas, arranjar canteiros e bancos de jardim ou de se envolverem noutras ações”.

Os interessados em participar podem fazê-lo através de inscrição para o mail setubalmaisbonita@mun-setubal.pt. Toda a informação relativa a esta iniciativa está também disponível na página de facebook do projeto.

Além da parceria com as tintas Barbot, o “Setúbal Mais Bonita” conta com o envolvimento das empresas Vibeiras, EDP, Fertagus, Jumbo de Setúbal, JVR Construções, Refrige, Santander, Atlantic Ferries e TST, ao abrigo do mecenato, que contribuem com apoio financeiro, logístico ou na angariação de voluntários.

“Esta não é só uma iniciativa, esta é a primeira com a Câmara Municipal de Setúbal”, salientou o empresário Carlos Barbot, que, além das tintas, disponibiliza pequenas formações junto da população para mostrar aos habitantes como pintarem as suas casas, do exterior ao interior, em materiais como madeira e metal, para “aprenderem a tratar do que é seu”.

Assegurada está a pintura de edifícios da Bela Vista, cujos “proprietários decidiram pagar as tintas”, uma vez que a Câmara Municipal está “ainda a tentar que um outro mecenas ofereça tintas”.

Uma das maiores preocupações e alvo de inúmeras intervenções tem sido o centro histórico, que, este ano, além das ações como pintura de fachadas e manutenção de bancos de jardim, tem uma novidade. Dona Tininha, lojista da Baixa, revelou que um grupo de comerciantes da Rua Dr. Paula Borba (Rua dos Ourives) e outras pessoas ligadas às artes plásticas desenvolveram um projeto que pretende enaltecer as características de Setúbal e que vai tornar mais atrativo o trajeto entre os largos da Misericórdia e o da Ribeira Velha.

Cardumes de peixes, golfinhos e chocos, entre outros, confecionados com trapilho e linha, pendurados ao longo da rua, além de uma praia, construída a partir de metal e plástico, sem esquecer o mar, num total de quatro toneladas de material utilizado, estão disponíveis a partir do dia 6. Algumas das lojas ficam abertas até à meia-noite durante os três dias do “Setúbal Mais Bonita”.

“Isto é a nossa cidade”, congratulou-se Maria das Dores Meira, enquanto Carlos Barbot, que achou uma “ideia extraordinária”, disponibilizou-se para oferecer tintas para pintar uma empena de um edifício da Baixa com os mesmos desenhos de peixes.

 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign