20 de Outubro de 2017
20º
max. 22º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
natação 30 de Maio de 2012
Campeões nadam no Sado

A “FINA Olympic Marathon Swim Qualifier 2012”, prova de natação em águas abertas de apuramento olímpico a realizar a 9 e 10 de junho, a partir do Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal, conta com a participação 102 nadadores de 44 países.

A prova internacional de natação, de seleção dos últimos atletas desta disciplina na distância de dez quilómetros para os Jogos Olímpicos de Londres, 15 homens e 15 mulheres, é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Setúbal, da Federação Internacional de Natação e da Federação Portuguesa de Natação.

Esta edição, com a prova feminina a realizar-se no dia 9 e a masculina a 10, conta com novos locais de partida e abastecimento, em pontões instalados dentro de água.

O britânico David Davies, com duas medalhas olímpicas e vice-campeão do mundo dos 10 mil metros, o búlgaro Petar Stoychev, seis vezes consecutivas vencedor do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas e campeão do mundo nos 25 quilómetros, e o italiano Valerio Cleri, com títulos mundiais e europeus em várias distâncias, marcam presença na competição setubalense.

Na competição feminina, o destaque vai para a ucraniana Olga Beresnieva, campeã do mundo em 2010 nos 25 quilómetros, e a sul-africana Natalie du Toit, a primeira atleta de alta competição a ser porta-estandarte nuns Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A nadadora da África do Sul recebeu em 2010 o Prémio Laureus para Desportista Paralímpico do Ano.

Na procura de um “passaporte” que garanta a participação na prova olímpica de Londres, a realizar a 9 e 10 de agosto, no lago do Hyde Park, estão os portugueses Arseniy Lavrentyev, Vasco Gaspar, Daniela Pinto e Angélica André.

A presença do treinador de futebol José Mourinho e da ex-atleta Rosa Mota, patrono e madrinha do evento desportivo em Setúbal, são outros motivos de interesse desta prova de natação em águas abertas, modalidade que integra o calendário desportivo do programa municipal “Jogos do Sado” pelo sétimo ano consecutivo.

O público pode desfrutar de momentos de emoção desportiva, complementada pelas acrobacias dos aviões da Team Aerobática, com arrojadas acrobacias aéreas sobre o Parque Urbano de Albarquel e o rio Sado.

A primeira competição de qualificação olímpica de natação em águas abertas na distância de dez quilómetros decorreu no ano passado em Xangai, China, durante o 14.º Campeonato do Mundo de Natação em Águas Abertas, tendo sido apurados vinte atletas, dez homens e dez mulheres.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign