19 de Outubro de 2017
15º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
música 03 de Janeiro de 2014
Candide esgota Fórum Luísa Todi

Cerca de duas centenas de intérpretes, entre solistas, coro e orquestra, executaram no palco Fórum Municipal Luísa Todi a opereta “Candide”, num espetáculo no dia 2 à noite que esgotou por completo a principal sala de espetáculos de Setúbal.

A assistir à versão semicénica de “Candide”, interpretada pelo Coro do Teatro Nacional de São Carlos e pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob direção de João Paulo Santos, especialista nesta partitura, esteve Eunice Muñoz, homenageada no início do evento.

A atriz portuguesa, admiradora da opereta criada por Leonard Bernstein, veio a Setúbal conhecer o remodelado e modernizado Fórum Municipal Luísa Todi, sala onde já representou.

A homenagem simbólica, uma surpresa para esta convidada especial, foi um dos momentos altos do espetáculo. Ao lado de João Pereira Bastos, diretor do Fórum Municipal Luísa Todi, a atriz Eunice Muñoz recebeu flores e foi ovacionada de pé pelo público com uma longa salva de palmas.

A estreia de “Candide” em Setúbal foi um “sucesso absoluto”, destaca João Pereira Bastos, ao reforçar que a legendagem sincronizada facilitou o acompanhamento deste concerto de Ano Novo.

“É uma peça que está sempre atual e apresentada no mundo inteiro”, assinala o diretor do Fórum Luísa Todi para elogiar a personalidade de Leonard Bernstein, autor da obra, escrita por Hugh Wheeler, com base no original de Voltaire, a qual foi estreada na Broadway, Nova Iorque, em 1956 como musical.

Doze cantores solistas interpretaram várias personagens – do ingénuo apatetado Candide ao delirante Dr. Pangloss – entre o dramatismo e a comicidade, nesta versão semicénica do espetáculo.

O norte-americano Leonard Bernstein, criador de obras como “West Side Story”, é considerado o mais popular maestro do século XX, pelo sucesso da série “Concertos para Jovens” e pelas capacidades como autor e intérprete paradigmático do reportório clássico, romântico e modernista.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign