16 de Dezembro de 2017
12º
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
gastronomia 12 de Novembro de 2012
Carapau manteiga delicia palato

O carapau manteiga, espécie característica da costa setubalense e muito apreciada pelo sabor, é o tema principal de um certame gastronómico que, entre os dias 17 e 18, envolve a participação de 44 restaurantes de Setúbal.

Durante o “Festival do Carapau Manteiga”, promovido pela Câmara Municipal, com parcerias, os espaços de restauração apresentam menus especiais com diferentes propostas gastronómicas tendo como base aquela espécie proveniente da costa entre Setúbal e Sines.

O carapau manteiga, para o qual foi iniciado recentemente ao processo de qualificação, distingue-se das restantes variantes por possuir uma camada de gordura entre a pele e o lombo, o que lhe confere um sabor único e muito apreciado no mercado.

O festival promove igualmente uma sessão de mostra e degustação de receitas com carapau manteiga, iniciativa que decorre no dia 18, às 17h00, na Casa da Baía, e é dinamizada pela Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

As inscrições para esta atividade, gratuitas, encontram-se abertas até dia 15, devendo ser feitas nas instalações da Casa da Baía, através do endereço gatur@mun-setubal.pt ou pelo telefone 265 545 010.

O certame reserva ainda a realização de um colóquio dirigido a toda a população, mas com especial atenção às comunidades piscatória e científica, representando um contributo para o processo de qualificação em curso.

O encontro, agendado para dia 15, às 16h00, na Casa da Baía, apresenta o título “Desenvolvimento Sustentável das Pescas e do Turismo da Região de Setúbal – Carapau Manteiga de Setúbal – IGP?”.

Em paralelo, entre os dias 15 e 26, também na Casa da Baía, está patente uma exposição de artes plásticas da autoria de Pólvora d’Cruz. A mostra, inaugurada às 15h00, intitula-se “Setúbal e o Mar”.

Os parceiros da Autarquia no “Festival do Carapau Manteiga” são a Sesibal – Cooperativa de Pesca de Setúbal, Sesimbra e Sines, a Docapesca, a Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, o Turismo de Portugal, a ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal e a Europe Direct.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign