23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 9º
notícias
iniciativas em destaque
gastronomia 19 de Novembro de 2012
Carapau manteiga delicia visitantes

O carapau manteiga esteve em destaque em Setúbal nos dias 17 e 18, com um certame gastronómico que deu a conhecer várias formas de confeção daquela variedade da espécie, típica da costa entre Setúbal e Sines.

A Casa da Baía recebeu no dia 18 dezenas de curiosos que quiseram aprender com elementos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal pratos originais inspirados no carapau manteiga, disponibilizado para o efeito pela Sesibal – Cooperativa de Pesca de Setúbal, Sesimbra e Sines.

Durante a iniciativa de mostra e degustação, realizada ao final da tarde, o grupo de visitantes, que contou com muitos interessados de fora do Concelho, aprendeu ainda a distinguir o carapau manteiga do carapau comum, reconhecendo as marcas distintivas na pele e o sabor único, com origem na camada de gordura característica que se forma entre a pele e o lombo.

O “Festival do Carapau Manteiga”, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, com parcerias, decorreu ainda em restaurantes do Concelho que apresentaram menus especiais com diferentes propostas gastronómicas baseadas naquele pescado.

A chuva intensa de dia 16 inviabilizou, todavia, a captura suficiente de carapau manteiga para o fim de semana, sendo que alguns dos 44 restaurantes envolvidos na iniciativa não conseguiram reunir as condições necessárias para apresentar os menus sugeridos.

Além de um colóquio sobre pescas, realizado no dia 15, o “Festival do Carapau Manteiga” inclui ainda a exposição de pintura “Setúbal e o Mar”, da artista plástica Pólvora d’Cruz, patente na galeria da Casa da Baía até dia 26.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign