19 de Outubro de 2017
16º
max. 22º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
Carnaval 12 de Julho de 2011
Carnaval aquece julho

Desfiles de carros alegóricos, com a participação de dois trios elétricos, um deles integrando uma escola de samba, e animação musical marcam a folia do “Carnaval de Verão”, evento inédito que decorre nos dias 16 e 17 em Setúbal.

“Esta iniciativa retoma as folias e o espírito carnavalesco vividos em Setúbal e, certamente, vai ser uma grande experiência para a cidade”, salientou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira na apresentação do “Carnaval de Verão”, realizada no dia 11, no Auditório José Afonso.

“Enquadrado em condições de clima mais propícias e, porventura, com maior disponibilidade dos grupos e do público participante, vem trazer uma nova dinâmica e uma animação especial à Avenida Luísa Todi”, afirmou a autarca.

A iniciativa, organizada pela ACOES – Associação do Carnaval e Outros Eventos de Setúbal, composta por coletividades, Câmara Municipal e juntas de freguesia, e com a colaboração especial da ABAS – Associação Bares Avenida e Similares, é realizada no âmbito do programa municipal AJA Eventos.

“Convocamos todos os setubalenses para esta iniciativa, no desejo de que a mesma contribua, pelo especial convívio propiciado, para cimentar laços de união entre a pluricultural comunidade setubalense”, destacou Maria das Dores Meira.

O “Carnaval de Verão”, orçado em cerca de 30 mil euros, começa com um desfile noturno em redor do Largo José Afonso, no dia 16, às 21h00, com as luzes que enfeitam os carros alegóricos das sete coletividades participantes a ganhar um novo brilho.

“São carros cheios de luz e cor, representativos dos temas de cada coletividade. Músicos, galinhas, elfos, seres mágicos, abelhas, vacas e visigodos vão encher a nossa avenida de animação”, adiantou o presidente da ACOES, Bruno Frazão.

Os dois trios elétricos, compostos por veículos pesados apetrechados de sistemas de som e luz, com a atuação de bandas, marcam presença nos desfiles. “Tripa” e “Trepa no Coqueiro”, este constituído por uma escola de samba com cerca de cem elementos, prometem muito entusiasmo.

O cortejo, com duas voltas, é iniciado defronte do Auditório José Afonso, local onde a animação fora de horas continua, à meia-noite, com um concerto dinamizado por Jaimão.

No dia 17, Jorge Nice faz o aquecimento dos foliões, com um concerto às 18h00, também no Auditório José Afonso, seguindo-se, uma hora depois, o segundo desfile da iniciativa.

Participam no “Carnaval de Verão” a Associação de Moradores do Bairro da Anunciada, com o tema “Os Visigodos”, a ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, com “Em tempos de crise ainda há Galinhas dos Ovos de Ouro”, e a União Desportiva e Recreativa das Pontes, que retrata o “Facebook – a Quinta do Farmville”.

A Associação de Comerciantes do Mercado do Livramento, com “A Música e os Músicos”, e o Clube Desportivo e Recreativo Águias de S. Gabriel, com o tema “No Reino da Fantasia”, também integram os desfiles, abertos à participação de grupos informais de foliões, mediante inscrição (acoes.setubal@gmail.com | 917 620 948).

A entrada para o “Carnaval de Verão” custa 2,5 euros, sendo gratuita para crianças até aos 10 anos. Este é um “evento para continuar no futuro e para servir de alicerce para os carnavais vindouros”, sublinhou Bruno Frazão.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign