23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
inauguração 01 de Outubro de 2012
Casa aberta às artes

A Casa da Cultura, o novo espaço de convergência e partilha de várias formas de arte, instalado no centro de Setúbal, é inaugurada no dia 5 com um programa de animação de manhã à noite.

O programa de abertura do imóvel onde funcionou o Círculo Cultural de Setúbal, alvo de profundas obras de recuperação e requalificação promovidas pela Câmara Municipal, começa às 10h30, ainda no exterior edifício, localizada na Rua Detrás da Guarda.

Durante a manhã, há pintura de graffiti, por Mário Gaspar, e ao vivo, pela Artiset, associação de artistas plásticos parceira nas valências que a Casa da Cultura possui para a realização de atividade permanente, neste caso o “Espaço das Artes”.

À tarde, a partir das 15h30, a música e a dança retomam a animação em frente da Casa da Cultura, com as participações do Estúdio T – Companhia de Dança, do grupo Rinca Finca, da fadista Deolinda de Jesus, acompanhada por Custódio Magalhães e Albano Almeida, de Inês Pereira, a Madrinha das Madrinhas das Marchas Populares, de Gerson e do coro municipal “Afina Setúbal”.

O TAS – Teatro Animação de Setúbal, com apresentações, e a banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense, instituição parceira na Casa da Cultura com a valência “Escola de Música”, também atuam durante a tarde.

Para as 17h30, está marcada a inauguração oficial da Casa da Cultura, pela presidente do Município, Maria das Dores Meira, seguindo-se, às 18h00, um apontamento musical de Filipe Narciso e uma visita às instalações com a abertura ao público das várias valências e a assinatura dos protocolos com as entidades parceiras, no Salão Nobre do equipamento.

Na Galeria de Exposições, os visitantes são recebidos com uma mostra sobre Zeca Afonso, intitulada “Geografias de uma Vida”, a cargo da Associação José Afonso, instituição que vai desenvolver o “Centro de Documentação, Estudo e Promoção da Canção Popular Portuguesa”. Uma outra mostra, a cargo da Artiset, está patente no “Espaço das Artes”.

O Centro de Estudos Bocageanos mostra ao público o “Centro de Documentação Local”, valência dedicada à investigação e divulgação da vida e obra de Bocage.

A inauguração da Casa da Cultura inclui ainda uma projeção de apresentação do logotipo deste equipamento, na Sala José Afonso, auditório multiusos com capacidade para a realização de espetáculos em diversas áreas artísticas.

Entre as valências do edifício, ao longo dos três pisos, estão ainda uma Sala de Ensaio, espaço disponível a bandas de garagem e outras formações musicais, um Estúdio de Gravação áudio e o Gabinete da Juventude da Autarquia, que se transfere das instalações antigas localizadas na Rua Amílcar Cabral para desenvolver na Casa da Cultura as mais variadas ações junto dos jovens.

O novo equipamento possui ainda biblioteca, livraria, discoteca, videoteca e uma área de comercialização das futuras produções da Casa da Cultura e de obras relacionadas com a atividade das associações parceiras.

A música, uma forte componente na programação da Casa da Cultura, continua a partir das 21h30, com um concerto defronte do edifício a cargo dos gaiteiros Bardoada e da Banda do Andarilho, seguindo-se, às 23h00, no Pátio Dimas, leituras encenadas pelo Teatro Estúdio Fontenova.

Após a inauguração, estão agendados dois eventos de entrada gratuita, para o Café das Artes, o primeiro no dia 6, às 22h00, com o DJ José Silva, enquanto a 7, às 16h00, há um encontro com a escritora Ana Wiesenberger sobre o seu recente livro de poesia “Idades”.

A Casa da Cultura, dotada de um elevador central que serve os três pisos do imóvel, instalado num edifício histórico totalmente recuperado, funcionando de segunda a quinta-feira das 09h00 às 23h00, às sextas e sábados das 09h00 à 01h00 e aos domingos das 09h00 às 20h00.

O projeto “Refuncionalização do Edifício do Círculo Cultural de Setúbal – Casa da Cultura”, integrado no Programa ReSet – Regeneração Urbana do Centro Histórico de Setúbal, representa um investimento global de 2 milhões, 540 mil e 212,32 euros, montante comparticipado por fundos comunitários, com uma taxa de 65 por cento, através do PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, ao abrigo do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign