20 de Outubro de 2017
19º
max. 22º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
família 05 de Setembro de 2016
Casa dá apoio à maternidade

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, inaugurou no dia 5 uma residência temporária para jovens grávidas e mães com os seus filhos, a funcionar nas Manteigadas, em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Setúbal.

A Casa de Acolhimento Nossa Senhora da Misericórdia, gerida pela Cáritas Diocesana de Setúbal, tem quatro quartos com capacidade para acolher quatro jovens mães com os respetivos filhos, de uma forma transitória.

“O objetivo é que as mães fiquem provisoriamente, até terem autonomia para conseguirem viver sozinhas com os seus filhos”, explicou o presidente da Cáritas, Eugénio Fonseca.

Passavam poucos minutos das 14h00 quando Marcelo Rebelo de Sousa descerrou a placa da nova casa de acolhimento, numa cerimónia antecedida de bênção do espaço pelo bispo de Setúbal, D. José Ornelas de Carvalho, e pelo padre Constantino, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.

Após o descerramento da placa, a cerimónia continuou no Centro Social Nossa Senhora da Paz, na Bela Vista, onde Eugénio Fonseca e a secretária de Estado da Cidadania e da Igualdade, Catarina Marcelino, assinaram um protocolo que garante o funcionamento da casa até ao final do ano.

“Esperamos poder assinar um contrato-programa no início do próximo ano para garantir o financiamento futuro. Para já, este protocolo assegura o financiamento até dezembro”, referiu Eugénio Fonseca.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, foi “muito importante estar pela primeira vez em Setúbal, enquanto Presidente da República, para participar na concretização de um objetivo social muito justo”.

O chefe de Estado sublinhou que a nova casa “vai abrigar mulheres que sofrem uma forma de injustiça e desigualdade, que é a maternidade jovem com sujeição à violência da família. Este é um passo concreto a pensar em pessoas concretas e é um passo de uma profunda natureza social.” 

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou, igualmente, que o país, embora tenha compromissos que tem de cumprir, “não pode esquecer o combate social e a resolução dos problemas das pessoas, no dia a dia” e louvou a Cáritas pelo “papel incansável” que tem desempenhado nessa “luta contra a pobreza e pela dignificação da pessoa humana”.

Também presente na cerimónia, o ministro-adjunto Eduardo Cabrita sublinhou que o novo projeto da Cáritas vai “dar proteção a um nicho particularmente vulnerável que é o das jovens grávidas que se veem despojadas das relações familiares e de apoio da sociedade”

Por isso, Eduardo Cabrita considera que a Cáritas, a Câmara Municipal de Setúbal e o Governo “não podiam deixar de dar a mão a estas jovens para que não percam a capacidade de acreditar no futuro. É muito importante unirmo-nos nos momentos difíceis e este é um projeto que nasce do empenhamento destas entidades”.

A Casa de Acolhimento Nossa Senhora da Misericórdia funciona em instalações cedidas pela autarquia, no primeiro andar de um prédio nas Manteigadas.

“Este é um passo que a Câmara Municipal de Setúbal dá em simultâneo com a Cáritas, por via da cedência deste espaço. Estamos perante um exemplo concreto da preocupação constante com os outros destes homens e mulheres que trabalham na Caritas, no que é um trabalho árduo, complexo e sem tréguas”, salientou a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira.

A autarca sublinha que é importante saber que a Cáritas “está sempre presente quando é necessária” e que isso “é muito num tempo de esperança, um tempo em que trabalhamos, em sintonia, para recuperar algo do muito que se perdeu nos últimos anos em matéria de apoios sociais”.

Maria das Dores Meira deixou ainda o convite ao Presidente da República para que volte a visitar Setúbal para conhecer melhor uma cidade “orgulhosa do seu passado de permanente procura de mais justiça e de uma vida melhor para todos, mas, acima de tudo, orgulhosa do futuro que sabe ter”.

A seguir aos discursos e à assinatura do protocolo, Marcelo Rebelo de Sousa fez uma visita às instalações do Centro Social Nossa Senhora da Paz onde funcionam diversas valências da Cáritas de Setúbal, como creche, pré-escolar, centro de dia e apoio domiciliário para idosos, o Centro de Apoio à Vida para adolescentes e jovens grávidas ou mães, e o Centro de Intervenção Comunitária.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign