20 de Outubro de 2017
18º
max. 23º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
eventos 23 de Setembro de 2014
Casa da Cultura festeja dois anos

A Casa da Cultura, espaço de criação e promoção de inúmeros eventos, assinala o segundo aniversário com um programa especial dinamizado entre os dias 3 e 5 de outubro.

A celebração do segundo aniversário do equipamento, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com diversas entidades, começa no dia 3 com a inauguração de uma mostra de pintura de José Mouga, às 22h00, na Galeria de Exposições, que motiva, meia hora depois, na Sala José Afonso, um encontro do ciclo “Muito Cá de Casa”, dinamizado pelo atelier DDLX.

Às 23h00, há um concerto de entrada gratuita no Café das Artes, com The Logadogue Swing Project, projeto acústico que recria a sonoridade e o espírito swing, num dueto de guitarras. A banda, formada em 2008, inclui no reportório de temas originais e versões de outras músicas.

O programa continua no dia 4 com a inauguração, às 16h00, da exposição de monografias com o tema “Bocage e o Iluminismo”, patente nos espaços comuns da Casa da Cultura, a que se segue, na Sala José Afonso, a palestra “O Ensino na República”, iniciativas do Centro de Estudos Bocageanos.

À noite, assiste-se ao regresso da banda setubalense Disto & Daquilo ao ativo, quase trinta anos depois, para um espetáculo no dia 4, às 22h00, na Sala José Afonso. O concerto realiza-se no edifício onde, antes de se extinguir, o grupo fez os últimos ensaios, no então Círculo Cultural de Setúbal.

No dia 5, data que assinala a abertura, há dois anos, da Casa da Cultura, as comemorações começam logo pela manhã. Entre as 10h00 e as 14h00, no exterior do equipamento, há um “Tocador de Realejos”, mecanismo artesanal com mais de três centenas de temas sonorizados através do sistema de cartões perfurados.

No mesmo local, um atelier de pintura dinamizado pela Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal está em atividade das 10h00 às 13h00. Mais tarde, às 16h00, igualmente na área exterior do equipamento, há um apontamento musical pela Banda Filarmónica da Casa Gaiato.

O programa comemorativo do segundo aniversário da Casa da Cultura encerra com a tertúlia “As Duas Caras do Patrão” – o Círculo Cultural e o Teatro de Intervenção Social, às 17h00, na Sala José Afonso. A iniciativa, da Associação José Afonso, inclui a presença de participantes naquele projeto teatral.

A Casa da Cultura promove atividades de música, cinema, teatro, dança e fotografia, entre outras, dinamizadas regularmente por associações da cidade, algumas delas com espaços próprios no imóvel.

Este local de fruição e partilha cultural setubalense, inaugurado a 5 de outubro de 2012, na sequência da requalificação de um edifício histórico da cidade, conta com centros de documentação, espaços para concertos, produção musical e para as artes plásticas, áreas multiusos e zonas de lazer e restauração.

O equipamento, aberto de terça a quinta-feira das 10h00 às 24h00, às sextas e sábados até à 01h00 e aos domingos até às 20h00, possui ainda biblioteca, livraria, discoteca, videoteca e uma área de comercialização das produções da Casa da Cultura e de obras relacionadas com a atividade das associações parceiras.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign