18 de Outubro de 2017
17º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
obras 23 de Março de 2012
Casa do Corpo Santo valorizada

Um conjunto de obras de beneficiação na Casa do Corpo Santo permitiu melhorar as condições de exposição e preservação do património museológico patente neste edifício setecentista.

As intervenções, lideradas pela Câmara Municipal, incluídas no programa ReSet – Regeneração Urbana do Centro Histórico de Setúbal, tiveram como objetivo a requalificação deste imóvel de elevado valor patrimonial, operações que possibilitaram a ampliação e definição de novos espaços museológicos.

A Autarquia vai ainda avançar com trabalhos especializados de limpeza de todo o espólio arqueológico, nomeadamente a talha dourada ao “Estilo Nacional” que forra a capela patente no edifício, implantado numa construção de 1714, com um troço da muralha trecentista do lado nascente, onde está instalado o Museu do Barroco.

Em estudo está a possibilidade de mudança da exposição permanente “Instrumentos de Ciência Náutica – Coleção Ireneu Cruz”, composta por 124 artigos doados, para uma área requalificada do imóvel, medida que permite melhorar as condições de visita deste edifício.

As obras na Casa do Corpo Santo representam um investimento global de 126 mil e 406,67 euros, montante comparticipado por fundos comunitários com uma taxa de 65 por cento canalizados através do PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa, no âmbito do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Os trabalhos incluíram também a execução de um sistema de drenagem de águas pluviais em todo o perímetro exterior do edifício, ação fundamental para a obra de recuperação do edifício, uma vez que permitiu atenuar os níveis de humidade absorvidos pelas paredes, contribuindo para a desaceleração dos revestimentos interiores.      

Trabalhos de conservação e restauro do revestimento azulejar do pátio da Casa do Corpo Santo fizeram, igualmente, parte desta intervenção, que inclui também o tratamento da tijoleira e dos revestimentos de paredes e a colocação de novo pavimento.

Numa empreitada suplementar, orçada em mais de 60 mil euros, a Câmara Municipal procedeu à recuperação da cobertura da Casa do Corpo Santo, composta por dois telhados, que se encontravam em avançado estado de degradação, eliminando o problema de infiltrações que afetava o imóvel e que colocava em causa a conservação do património existente.

Situado na Rua do Corpo Santo, junto da Igreja de Santa Maria, o imóvel, de significativa relevância histórica, arquitetónica e museológica, albergou uma confraria de navegantes, armadores e pescadores de Setúbal, cuja origem remonta ao século XIV.

No piso superior, onde está instalado o Museu do Barroco, encontra-se uma capela, totalmente forrada a talha dourada ao “Estilo Nacional”, que apresenta, no altar, a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem e outra, bem mais pequena, de Santelmo, também conhecido por S. Pedro Gonçalves ou Corpo Santo, orago da confraria e santo protetor dos náufragos.

Além da capela, este espaço museológico conta ainda com as salas do Despacho e do Vestíbulo, onde figuras femininas e anjinhos estão pintados em azulejos azuis e brancos nas paredes, que retratam encontram ainda cenas de lazer da aristocracia, como caçadas, e do trabalho do povo.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign