24 de Outubro de 2017
15º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
reabertura 02 de Junho de 2017
Casa nova recebe juventude

Setúbal conta novamente com uma Pousada da Juventude, equipamento encerrado há cinco anos e que reabriu no dia 1 ao público graças a uma intervenção que renovou por completo o edifício, que ganha novas valências.

Agora com a designação de Casa do Largo – Pousada da Juventude, o espaço, localizado no Largo José Afonso, na zona da frente ribeirinha da cidade, foi adquirido pela Câmara Municipal de Setúbal ao Estado, que o substituiu no papel de requalificação do imóvel que havia encerrado ao público há cinco anos por não reunir as condições necessárias de funcionamento.

“Setúbal recupera, graças ao empenho do Executivo municipal a que presido, um equipamento fundamental para garantir a nossa capacidade de atração de turistas jovens”, sublinhou, na cerimónia de inauguração, a presidente da autarquia.

Maria das Dores Meira falou no renovado auditório do edifício, completamente esgotado por convidados e populares que fizeram questão de assistir à inauguração do novo espaço, numa cerimónia que contou, também, com as presenças do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, assim como dos presidentes do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Augusto Baganha, e da Movijovem, Ricardo Araújo.

Além de Pousada da Juventude, o edifício acolhe um conjunto alargado de valências orientadas para os jovens, tais como o Gabinete da Juventude da autarquia, uma Loja Ponto Já do IPDJ e um Espaço Associações pensado para o movimento juvenil.

Maria das Dores Meira salientou que a Câmara Municipal de Setúbal decidiu assumir a liderança de recuperação e gestão deste equipamento juvenil porque esta “era a única forma de assegurar o cumprimento do objetivo de que a pousada pudesse prestar um serviço de qualidade que obedeça a critérios de interesse público”.

A autarquia assumiu em 2015, através da celebração de um protocolo com o IPDJ e a Movijovem, a exploração da Pousada da Juventude de Setúbal, num compromisso que incluía, ainda, a recuperação do edifício, objetivo prontamente cumprido pela Câmara Municipal.

“Era a única forma de garantir que Setúbal poderia continuar a ter um espaço de acolhimento que, a preços adequados, atraísse um público jovem, num tempo em que viajar é cada vez mais fácil e em que são cada vez mais os turistas que nos procuram”, frisou Maria das Dores Meira.

A autarca frisou o aspeto de a gestão do espaço estar a cargo da Câmara Municipal. “É importante afirmar isto porque, nos últimos anos, a autarquia assumiu a responsabilidade de gerir ou adquirir alguns dos mais emblemáticos edifícios da cidade quando o Estado se preparava para os alienar a privados ou continuava a permitir a sua degradação.”

Ressalvou, no caso específico da Pousada da Juventude, que a descentralização de competências para a autarquia se deveu “a um conjunto de problemas que não cabem apenas ao Poder Central”, aludindo à conjuntura de crise vivida nos anos recentes e ao estado degradado da maioria destes equipamentos “de norte a sul do país”.

O protocolo celebrado em 2015 atribui a gestão do espaço à autarquia, por um período de 15 anos automaticamente renovável, mediante o pagamento de uma renda anual de mil euros à Movijovem, acrescida de 15 por cento do valor da faturação bruta das dormidas na pousada.

Alojamento com 68 camas em quartos duplos e múltiplos, centro de criação, informação e divulgação de iniciativas nacionais e internacionais para a juventude, centro de formação de e para jovens, serviços de apoio às associações juvenis no desenvolvimento de atividades, serviço de bar ou aluguer de bicicletas são algumas valências disponíveis na renovada Casa do Largo – Pousada da Juventude.

Atendimento personalizado sobre arrendamento jovem, apoio a objetores de consciência ao serviço militar, Wi-Fi gratuito, gabinetes técnicos, de saúde e de sexualidade juvenil e sala de formação e de reuniões são outros serviços facultados aos jovens no novo equipamento municipal.

“Estou ansioso por ver o resultado final destas obras, pois já não entrava neste edifício há alguns anos, desde que presidi à Movijovem”, declarou o secretário de Estado da Juventude e do Desporto. “Este é, de facto, um dia sublime. Muito feliz para mim e certamente muito feliz para o IPDJ e a Movijovem.”

João Paulo Rebelo enalteceu a importância da articulação entre o Estado e as autarquias na concretização de projetos como a Casa do Largo, um equipamento “em falta na capital de distrito”, também pelo apoio que dará ao movimento juvenil, o qual desempenha “um papel importante no desenvolvimento do país”.

Além dos diferentes serviços que disponibiliza ao público, a Casa do Largo destaca-se pela decoração arrojada, moderna e jovial, a cargo do decorador setubalense João Maria, com pormenores que vão desde grandes murais em graffiti a pequenos detalhes como candeeiros feitos a partir de tábuas de skate.

A cerimónia de inauguração da Casa do Largo – Pousada da Juventude foi pontuada por vários apontamentos culturais, com a música a fazer-se ouvir até à meia-noite.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign