15 de Dezembro de 2017
12º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
ilustração 28 de Outubro de 2016
Catálogos testemunham ilustração

O Catálogo Geral da Festa da Ilustração de Setúbal e o Catálogo da Ilustração Portuguesa foram apresentados no dia 27, ao final da tarde, na Casa da Cultura.

“Era imperativo termos algo que fique como testemunho da Festa da Ilustração de Setúbal. Estes catálogos dão sentido à concretização deste trabalho. É um orgulho muito grande torná-los partilháveis com quem nos visita e com os artistas da cidade”, sublinha o vereador com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.

A autarquia edita os dois catálogos em parceria com o atelier DDLX, com o apoio da Abysmo Editora e da Casa da Imprensa, no âmbito da Festa da Ilustração de Setúbal 2016, que se realizou em junho.

Pedro Pina frisa que o lançamento destas publicações é, simultaneamente, o epílogo da edição deste ano da Festa da Ilustração e o anunciar da próxima edição. “Este evento veio para ficar. Teremos Festa da Ilustração de Setúbal por muitos e bons anos. É uma iniciativa que acrescenta um capital muito valioso à programação cultural da cidade.”

O Catálogo da Ilustração Portuguesa reúne 327 ilustrações de oitenta artistas portugueses e contém textos da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, do vereador Pedro Pina e do editor João Paulo Cotrim, da Abysmo Editora.

Os desenhos que compõem o catálogo são todos os que foram selecionados no concurso “Ilustração Portuguesa”, da edição de 2016 da Festa da Ilustração, o qual deu origem à exposição com o mesmo nome, patente na Casa da Baía, entre 4 de junho e 3 de julho.

Teófilo Duarte e João Paulo Cotrim, curadores da Festa da Ilustração de Setúbal, o artista Nuno Saraiva e o diretor de arte e investigador Jorge Silva formaram o júri que selecionou os trabalhos finais expostos na mostra e que constam agora do Catálogo da Ilustração Portuguesa.

“É um catálogo que reúne o que de melhor se faz na ilustração em Portugal. Acreditamos que futuramente terá utilidade profissional e funcionará como uma espécie de páginas amarelas dos ilustradores portugueses”, perspetiva José Teófilo Duarte, do atelier DDLX.

Quanto ao Catálogo Geral da Festa da Ilustração de Setúbal apresenta trabalhos de todos os ilustradores que participaram na edição de 2016 do evento, como Luís Filipe de Abreu, Nuno Saraiva, Luís Afonso e André Carrilho.

De futuro, segundo José Teófilo Duarte, o objetivo é que os dois catálogos “estejam prontos para serem lançados quando a Festa da Ilustração abrir, a 1 de junho, para que as pessoas os tenham na mão quando visitarem as exposições”.

No entanto, como este ano só agora foi possível editar as publicações, estas “funcionam como uma espécie de resumo bem documentado e reportagem daquilo que foi a edição de 2016, incluindo até algumas fotografias do evento”.

O Catálogo Geral da Festa da Ilustração de Setúbal e o Catálogo da Ilustração Portuguesa são colocados à venda no circuito normal de distribuição nacional após a aprovação dos preços de capa, numa próxima reunião pública de câmara.

Além do evento de dia 27 na Casa da Cultura, as publicações são também apresentadas hoje na Casa da Imprensa, em Lisboa, pelas 19h00, no âmbito do encerramento naquele espaço da exposição Fónix, de Nuno Saraiva, que esteve patente na Festa da Ilustração de Setúbal 2016.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign