24 de Outubro de 2017
16º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
festa 10 de Setembro de 2012
Cavalhadas em destaque em Azeitão

As cavalhadas à antiga portuguesa centraram atenções nas Festas de Nossa Senhora da Saúde, certame realizado entre os dias 7 e 9, em Vila Fresca de Azeitão, com animação musical, gastronomia, artesanato e momentos de crença religiosa.

A realização das cavalhadas à antiga portuguesa, no dia 8, este ano com a participação de 18 cavaleiros, que se esforçaram por acertar com um varão numa argola pendurada a alguns metros de altura, voltou, este ano, a contar com muito público a apreciar a tradicional prova.

“As cavalhadas são um dos momentos mais aguardados nas Festas de Nossa Senhora da Saúde”, afirmou o presidente da Sociedade Filarmónica Providência, Pedro Marquês de Sousa. “Este evento, que perpetua a tradição, é o único deste género a ser realizado na região”, reforçou.

A prova, que decorreu entre as 16h00 e as 18h00, na denominada Estrada do Rio, via perpendicular à EN 10, foi vencida por José Fernandes, da Quinta do Anjo. Em segundo lugar ficou Artur Ferrão, de Azeitão, cabendo o terceiro lugar do pódio a Ruben Fernandes, igualmente da Quinta do Anjo.

A festividade popular, criada em 1723, foi organizada pela Sociedade Filarmónica Providência, em colaboração com a paróquia de São Simão, e com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal, da Junta de Freguesia de São Simão e de outras entidades.

No certame marcaram presença 12 stands com artesanato, meia dezena de tasquinhas gastronómicas e um equipamento insuflável para os mais pequenos, uma das novidades da edição deste ano, realizada, como habitual, junto da Igreja de São Simão.

“Tentámos dar mais visibilidade ao artesanato, muito procurado este ano”, salientou Pedro Marquês de Sousa, destacando a “participação de mais público jovem”, sobretudo na noite do dia 8, a mais concorrida das Festas de Nossa Senhora da Saúde.

A animação musical, transversal aos três dias de festejos, contou com as atuações dos grupos O Controle, ToquiVozes e Actual Band, e espetáculos com a Orquestra Ligeira Bohémia e a Banda da Sociedade Filarmónica Providência.

No dia 9, houve a tradicional procissão que percorre as ruas de Vila Fresca e de Vendas de Azeitão, uma visita ao novo espaço de lazer de Vila Fresca de Azeitão, na Quinta do Bom Pastor, e um desfile da marcha popular infantil da Sociedade Filarmónica Providência no arraial.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign