11 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
exposição 22 de Janeiro de 2014
Cem anos da Grande Guerra

O centenário do início da Grande Guerra é assinalado em Setúbal com uma mostra de livros e outros documentos, a inaugurar no dia 1, à tarde, na sala de exposições dos serviços centrais da Biblioteca Municipal.

O testemunho de quem combateu e de quem viveu de perto o conflito à escala mundial é recordado nesta mostra, intitulada “A Memória da Grande Guerra (1914-1918): exposição bibliográfica e documental”, aberta ao público a partir das 16h00.

A exposição, organizada por João Reis Ribeiro, patente até 28 de fevereiro, é uma forma de a Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Associação Cultural Sebastião da Gama prestar homenagem aos combatentes e preservar a memória do primeiro conflito mundial.

Da toponímia, como o Largo dos Combatentes, em Setúbal, e a Avenida dos Aliados, no Porto, aos argumentos cinematográficos, como “Um longo domingo de noivado” e “Cavalo de guerra”, sem esquecer os literários, “A filha do capitão”, de José Rodrigues dos Santos, esta exposição apresenta, em diversos suportes, uma evocação da passagem dos cem anos do início da guerra.

Também as obras históricas, como “Memórias da Grande Guerra”, do médico, político e historiador Jaime Cortesão, estão em exposição, sugerindo ao visitante a pesquisa sobre a entrada de Portugal no conflito.

Em Portugal, o impacte da guerra, terminada simbolicamente às 11h11 do dia 11 de novembro de 1918, deu-se em abril desse mesmo ano, durante a “Batalha de La Lys”, na qual as tropas do Corpo Expedicionário Português na Flandres foram atacadas pelo exército alemão e sofreram pesadas baixas, numa luta desesperada por manterem as suas posições.

“A Memória da Grande Guerra (1914-1918): exposição bibliográfica e documental” pode ser visitada durante o mês de fevereiro, de segunda a sexta das 09h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign