17 de Dezembro de 2017
max. 15º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
comemorações 26 de Junho de 2017
Centenário do Comércio passa a correr

Nélson Cruz, do Clube Pedro Pessoa Escola de Atletismo, venceu no dia 25 a Corrida do Centenário do UFCI – União Futebol Comércio e Indústria, prova desportiva que integrou as comemorações do centésimo aniversário do clube.

Nélson Cruz, do Clube Pedro Pessoa Escola de Atletismo, cortou a meta em primeiro lugar, com um tempo de 32m09s, enquanto em femininos, a primeira atleta a terminar a prova foi Sofia Monteiro, com 39m40s.

A corrida, com uma distância de dez quilómetros, com partida e chegada no Campo da Bela Vista, foi o ponto alto de um evento desportivo que animou a manhã do dia 25, no âmbito das comemorações do centésimo aniversário do clube setubalense, fundado a 24 de junho de 1917.

O evento incluiu ainda a Mini-Corrida Miúdos UFCI, destinada aos mais novos, com partida às 09h30, e a Caminhada do Centenário UFCI, na distância de seis quilómetros, que contou com a presença de Virgínia Gomes, antiga velocista do clube alvinegro e madrinha do evento.

Outro destaque do programa comemorativo do centenário do Comércio e Indústria foi uma sessão solene que se realizou dia 24, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a participação da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

A autarca sublinhou que “celebrar o primeiro centenário de um clube é um feito notável” que “não é para todos” e saudou a “resiliência” do clube sadino.

Maria das Dores Meira lembrou que o UFCI é “uma das associações setubalenses com mais pergaminhos, com mais serviços prestados à cidade” e uma das “construtoras” de Setúbal.

“Com o vosso esforço e abnegação ajudaram a que aqui houvesse desporto, mesmo em tempos mais difíceis, em tempos de recursos mais escassos e em que o fenómeno desportivo não tinha ainda a dimensão que tem hoje.”

A edil manifestou disponibilidade para, no que diz respeito às competências da autarquia, continuar a “fazer tudo” para que o clube “mantenha a mesma vitalidade” e para que continue a ser “mais um dos construtores da cidade melhor que todos desejamos”.

A presidente da Câmara Municipal garantiu que hoje Setúbal tem “maior atratividade” e é referida nacional e internacionalmente por “boas razões, o que é mais do que merecido”.

Para tal, considera, terá também contribuído a aposta “de candidatar Setúbal a Cidade Europeia do Desporto”, que ajudou a dar “ainda maior vitalidade” ao movimento associativo desportivo.

Perante uma sala cheia, que contou também com representantes da Associação de Futebol de Setúbal e de diversas coletividades do concelho, a sessão solene do centenário do UFCI homenageou pessoas e entidades que, de alguma forma, estiveram ligadas aos cem anos de existência do clube.

Entre os homenageados, além da Câmara Municipal de Setúbal, destacam-se os fundadores do clube, as várias secções da modalidade, o antigo treinador José Mourinho, a antiga velocista Virgínia Gomes, que conquistou vários títulos de campeã nacional e medalhas em competições europeias, e as marchas populares da coletividade.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign